Mortes por gripe aviária na China sobem e podem virar pior surto da história

PEQUIM (Reuters) - Pelo menos 79 pessoas morreram devido à gripe aviária H7N9 na China no mês passado, informou o governo, despertando temores de que a disseminação do vírus nesta temporada possa ser a pior já registrada.
As mortes de janeiro foram até quatro vezes maiores do que as do mesmo mês dos últimos anos e elevaram o total de mortes decorrentes da H7N9 para 100 desde outubro, mostraram dados da Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar no final da terça-feira.
As autoridades vêm alertando o público repetidamente para estar alerta para o vírus, e pediram que se evite o pânico na segunda maior economia do mundo.
Mas as informações mais recentes a respeito do surto de gripe aviária criaram o temor de uma repetição de crises de saúde pública anteriores, como a epidemia de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars, na sigla em inglês).
"Já estamos em meados de fevereiro e ainda estamos recebendo os números de janeiro. Com o saldo de mortes quase alcançando o do Sars, será que os alertas não deveriam ser emitidos mais cedo?", indagou um usuário do popular microblog Sina Weibo.
Outros internautas da blogosfera chinesa expressaram receio devido ao ritmo das infecções e pediram ainda mais relatos atualizados.
Em uma postagem feita em uma rede social, o Diário Popular, o jornal oficial do Partido Comunista, alertou as pessoas a ficarem longe de mercados de aves domésticas vivas, dizendo estar "extremamente claro" que os animais e seus excrementos são a causa das infecções.
O preço do frango chinês caiu para seu menor valor em mais de uma década nesta quarta-feira, derrubando o valor das ações das indústrias de processamento de carne em meio à preocupação de que a gripe aviária possa afetar a demanda em um dos maiores mercados de aves domésticas do planeta.
(Por Ryan Woo e Josephine Mason)
0 comentário
Frango: Média diária exportada tem ganho de 30% na primeira semana de dezemro/25
Média diária exportada de carne suína avança 45% na primeira semana de dezembro/25
ABPA: Exportações de carne de frango totalizam 434,9 mil tons em novembro
Ovos/Cepea: Poder de compra frente ao milho cai ao menor patamar do ano
Frango/Cepea: Preço da carne interrompe 3 meses de alta e cai em novembro
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25