CNA e entidades do setor debatem normas técnicas da avicultura brasileira
Um comitê técnico formado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) iniciou nesta segunda-feira (11) as discussões para revisar as normas técnicas da avicultura brasileira.
O grupo pretende analisar pontos como o controle e monitoramento da Salmonella, exportação da carne de frango para a Europa e certificação internacional.
“A demanda surgiu depois de uma reunião dos representantes da cadeia produtiva da carne com o ministro Blairo Maggi. A CNA vai coordenar esse grupo, mas também vamos criar outro para discutir a imagem da carne de frango”, afirmou o coordenador do Grupo Técnico de Defesa Sanitária da CNA, Decio Coutinho.
O vice-presidente da ABPA, Rui Vargas, disse que a entidade tem uma lista de prioridades para “readequar o setor, dentro das condições normais de trabalho, e recuperar os prejuízos que a avicultura teve nos últimos dois anos”.
Luiz Eduardo Rangel, secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, ressaltou que o ministério vai receber as demandas do grupo e trabalhar para construir o que for possível com o objetivo de melhorar a aplicação das normativas do setor.
0 comentário
Preços dos suínos em São Paulo mantêm estabilidade por 12 semanas; expectativa de aquecimento no mercado na próxima semana
Ovos/Cepea: Produção desacelera, mas cotações seguem enfraquecidas
Produtores de suínos de MT discutem custos da ração, exportações recordes e consumo interno
Frango/Cepea: Disponibilidade cai para níveis pré-gripe aviária; preços sobem
Apesar de oferta excedente, suinocultura independente mantém estabilidade nas cotações
Aumento da gripe aviária na Europa ocorre com recorde de casos de aves selvagens, diz EFSA