Novas habilitações devem impulsionar vendas à China
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) recebeu com otimismo a informação sobre a habilitação de novas plantas de aves de suínos para exportações à China. A lista com as unidades produtoras foi publicada hoje, pelo Governo Chinês.
Conforme a publicação, seis plantas de aves e uma planta de suíno estão entre as novas habilitadas. Com isto, o Brasil passa a contar com 43 unidades produtoras de carne de frango e 11 unidades de carne suína autorizadas a exportar para a China.
Outra novidade é a autorização dos embarques de cortes suínos com osso provenientes de outros estados, além de Santa Catarina - antes, apenas as plantas catarinenses podiam embarcar estes produtos para o mercado chinês.
“As habilitações coroam o trabalho executado para as inspeções das unidades, com a inédita adoção da transmissão on line, coordenado pelo Ministério da Agricultura e pela ABPA, juntamente com as empresas do setor. A liderança da Ministra Tereza Cristina durante todo o processo, desde a missão realizada à China, até as incontáveis tratativas junto às autoridades sanitárias daquele país, foi determinante para as novas autorizações”, ressalta Francisco Turra, presidente da ABPA.
A China é o principal destino das exportações de aves e de suínos do Brasil. Entre janeiro e agosto, o país asiático importou 348,2 mil toneladas de carne de frango (volume 19% superior ao registrado no mesmo período do ano passado) e 133,5 mil toneladas de carne suína (+31%, segundo a mesma comparação).
1 comentário
Preços dos suínos em São Paulo mantêm estabilidade por 12 semanas; expectativa de aquecimento no mercado na próxima semana
Ovos/Cepea: Produção desacelera, mas cotações seguem enfraquecidas
Produtores de suínos de MT discutem custos da ração, exportações recordes e consumo interno
Frango/Cepea: Disponibilidade cai para níveis pré-gripe aviária; preços sobem
Apesar de oferta excedente, suinocultura independente mantém estabilidade nas cotações
Aumento da gripe aviária na Europa ocorre com recorde de casos de aves selvagens, diz EFSA
Vladimir zacharias Indaiatuba - SP
Há muito tempo não via um Ministério da Agricultura tão competente e objetivo com um projeto de ação de curto, médio e longo prazo, abordando varios segmentos de atuação e entregando resultados concretos... Parabéns Ministra Tereza Cristina e Presidente Bolsonaro!
Realmente temos uma boa ministra, é o que aparenta ser até o momento. Ela foca no que interessa, é não é presa à discussões ideológicas burras.