SECEX/ME aponta significativa queda nas exportações de ovos férteis

Publicado em 26/09/2019 09:10

Os números relativos à exportação de ovos férteis destinados à produção de pintos de corte divulgados pela SECEX/ME indicam, para agosto passado, queda de quase 60% no volume embarcado – em relação tanto ao mês anterior como ao mesmo mês de 2018.

Em outras palavras, no mês foram exportados pouco mais de 6,5 milhões de ovos férteis (18 mil caixas), praticamente um quarto do volume registrado em janeiro desde ano, mês em que a SECEX/ME apontou embarque superior a 25 milhões de unidades.

Com essa queda, o volume acumulado entre janeiro e agosto – e que, um ano atrás, apresentou incremento anual superior a 30% - agora registra resultado negativo, com queda anual ligeiramente acima de 4,5%.

Por ora, o acumulado em 12 meses – perto de 209 milhões de unidades, cerca de 580 mil caixas – continua registrando incremento em relação a idêntico período. Mas o índice ora registrado – aumento de 2,70% - está muito aquém daqueles observados até recentemente. Quinze meses atrás, por exemplo, o índice de expansão superava os 40%.

A ressalvar que os valores relativos a agosto correspondem aos números oficiais da SECEX/ME. Pois, consultados acerca das razões que levaram à grande queda observada, alguns poucos exportadores relataram volumes que, somados, ultrapassam o total informado.

É provável, neste caso, que parte das exportações efetivadas em setembro deixaram de ser contabilizadas no mês. E se isso de fato ocorreu, os números relativos ao corrente mês devem retornar ou mesmo superar as médias anteriores porque, aparentemente, a queda eventualmente ocorrida é bem menor que a apontada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário