China liberará outras 10 mil toneladas de carne suína de reservas antes do Dia Nacional, diz Xinhua

Publicado em 29/09/2019 14:46

Beijing, 27 set (Xinhua) -- As autoridades chinesas anunciaram na quinta-feira planos de liberar mais carne suína de suas reservas centrais para garantir o abastecimento do mercado para o próximo feriado do Dia Nacional.

Gao Feng, porta-voz do Ministério do Comércio (MOC), disse que 10 mil toneladas de carne suína serão liberadas das reservas para responder ao aumento da demanda no próximo feriado de sete dias.

O abastecimento de carne é suficiente e o preço está estável, disse Gao.

A ação ocorreu depois que outras 10 mil toneladas de carne suína foram liberadas da reserva central na última quinta-feira, elevando a quantidade total de carne de porco liberada desde o início deste mês para 20 mil toneladas.

Ao todo 2,4 mil toneladas de carne bovina de reserva e 1,9 mil toneladas de carne de carneiro de reserva também foram liberadas no mercado no mesmo período.

Gao disse que a pasta continuará monitorando a curva de preços e a dinâmica da oferta e demanda no mercado de carne suína e se preparando para os lançamentos futuros para garantir a oferta de carne.

Importações de carne suína da China aumentam em agosto

Beijing, 28 set (Xinhua) -- As importações de carne suína da China aumentaram em agosto, mostraram os dados das autoridades aduaneiras do país.

As importações de carne de porco registraram um salto de 76% em relação ao ano anterior, para 162.935 toneladas, segundo a Administração Geral das Alfândegas.

A China importou mais de 1,16 milhão de toneladas de carne suína nos oito primeiros meses deste ano, um aumento de 40,4% em relação ao ano passado.

As importações de carne bovina também subiram 32,4% no mês passado, para 130.619 toneladas, o que representa um crescimento de 53,6% no período de janeiro a agosto.

As autoridades chinesas liberaram 10 mil toneladas de carne suína de suas reservas centrais para garantir o abastecimento do mercado para o próximo feriado do Dia Nacional.

138427512_15695524488331n.jpg

Cidadãos compram carne suína em um mercado em Haikou, capital da Província de Hainan, sul da China, em 11 de setembro de 2019. As autoridades locais tomaram uma série de medidas para estabilizar o preço de produtos agrícolas para atender às necessidades básicas da população. (Xinhua/Yang Guanyu)

Aumento no preço da carne suína se estabiliza na China

Beijing, 27 set (Xinhua) -- O Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais anunciou na quinta-feira que o aumento no preço da carne suína está desacelerando graças às políticas governamentais favoráveis e condições do mercado que reforçaram a confiança dos suinocultores na recuperação da produção.

A China lançou 17 medidas para encorajar a produção suína desde o final de agosto, e a maioria delas já foram implementadas, de acordo com o Ministério.

Os estoques de porcos em algumas províncias pararam de cair e começaram a se recuperar no mês passado. Em 10 províncias, a quantidade de porcos permanece estável ou aumentou em comparação com julho, disse Yang Zhehai, funcionário da pasta.

Em agosto, a produção da forragem para leitões registrou sua primeira expansão em cinco meses para 1,46 milhão de tonelada, alta de 2,2% em termos mensais, o que indica o aumento dos estoques de leitões, disse Yang.

Ao mesmo tempo, as vendas de leitoas de reposição subiram mais de 80% em agosto na comparação mensal, conforme os dados das 100 empresas suinocultoras chaves da China.

Com o controle da peste suína na China e várias políticas favoráveis em vigor, os criadores de porcos restabeleceram a confiança na produção, e a oferta da carne suína deverá se estabilizar e se recuperar gradualmente, disse Yang.

Indústria de carne da Austrália está otimista em mercado da China

Chengdu, 25 set (Xinhua) -- As associações da indústria de carne da Austrália estão otimistas com o potencial do mercado chinês, visando maiores altas das exportações à China.

A Associação de Carne da China e o Grupo de Trabalho para a China da Indústria de Carne Vermelha da Austrália assinaram na terça-feira um memorando de entendimento em Chengdu, capital da Província de Sichuan, sudoeste da China.

Os dois lados prometeram estabelecer um grupo de trabalho conjunto para as associações da indústria de carne dos dois países, fortalecendo a cooperação em intercâmbios de tecnologia, marketing e pesquisa científica para promover ainda mais o crescimento da indústria de carne vermelha.

Patrick Hutchinson, CEO do Conselho da Indústria de Carne Vermelha da Austrália, disse que o mercado chinês tem um enorme potencial, com as exportações de carne bovina da Austrália à China superando 170 mil toneladas este ano.

O acordo promoverá ainda mais o comércio de carne vermelha, disse Hutchinson, acrescentando que é grande a expectativa em relação ao mercado chinês uma vez que a estrutura de dieta das pessoas chinesas muda.

A China superou os Estados Unidos e o Japão pela primeira vez neste ano para tornar-se o maior destino de exportação de carne ovina e bovina da Austrália, de acordo com Michael Finucan, gerente-geral dos Mercados Internacionais da Meat & Livestock Australia.

Li Shuilong, presidente da Associação de Carne da China, disse que o acordo visa explorar ainda mais o potencial do comércio bilateral da carne vermelha e acelerar a formulação dos padrões da indústria com base em igualdade de benefício mútuo.

Os dois lados também têm um grande potencial de cooperação pois o povo chinês aumenta sua demanda pela carne de qualidade, de acordo com Li.

Produção de grãos da China permanece acima dos 650 milhões de t em 2019

Beijing, 29 set (Xinhua) -- A produção de grãos da China deve se manter acima dos 650 milhões de toneladas por cinco anos consecutivos em 2019, disse Han Changfu, ministro da Agricultura e dos Assuntos Rurais.

A China tem realizado grandes colheitas de grãos por 15 anos consecutivos, com a quantidade de grãos per capita excedendo os 470 quilos, disse o ministro em uma coletiva de imprensa.

Han enfatizou o apoio de políticas para assegurar a segurança de grãos e pediu esforços para consolidar o sistema de operação rural básico, fomentar novas entidades comerciais e implementar mais subsídios favoráveis e medidas de prêmio.

Até 2022, o país deverá cultivar 1 bilhão de mus (cerca de 67 milhões de hectares) de terra cultivada de alto padrão e reforçar a tecnologia agrícola para impulsionar a produção de grãos, disse ele.

"Mais esforços devem ser feitos para elevar ainda mais a produtividade de grãos do país e otimizar as estrutura", acrescentou Han. (Xinhua)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Xinhua (agencia estatal chinesa)

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Gilberto Rossetto Brianorte - MT

    Tipo assim: menos de 10 gramas para cada chinês...

    1