Abates no 3º trimestre: suínos aumentam 5,2% e frangos, 3%

Publicado em 12/12/2019 16:30

LOGO nalogo

O terceiro trimestre de 2019 foi marcado pelo aumento no abate de animais, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No caso dos suínos, houve aumento de 5,2% em relação ao trimestre anterior, resultado recorde considerando a série histórica iniciada em 1997, fortalecido por desempenho recorde do abate para os meses de julho e setembro. Para os frangos, o abate cresceu 3%, o segundo melhor resultado de volume de cabeças abatidas para meses de julho, sendo superado apenas pelo de 2015.

Segundo a instituição, o acréscimo no abate de suínos foi puxado pelo aumento em 18 dos 25 estados que participaram da pesquisa, resultado semelhante para o frango, setor no qual houve crescimento em 17 dos 25 estados analisados.

Santa Catarina continua liderando o abate de suínos, com 27,2% da participação nacional, seguido por Paraná (20%) e Rio Grande do Sul (18%).

De acordo com Losivânio di Lorenzi, presidente da Associação Catarinense de Suínos (ACCS), parte do aumento dos abates de suínos tem a ver com o aumento na demanda para exportação, puxada principalmente pela China, devastada pela Peste Suína Africana.

Entretanto, di Lorenzi explica que há cerca de dois anos já existia o planejamento de aumento de capacidade de abate em alguns frigoríficos catarinenses, como o Aurora, que agora tem capacidade para abater 10 mil cabeças/dia, e o Seara, que duplicou sua estrutura em São Miguel do Oeste.

Na área de frango, o Paraná lidera amplamente o abate de frangos, com 32,5% da participação nacional, seguido por Santa Catarina (14,3%) e Rio Grande Sul (14%).

Para Érico Pozzer, presidente da Associação Paulista de Avicultura, o aumento nos abates de frango já era algo esperado, já que no ano passado o avicultor viu os abates dimunuírem. "Era previsível que iria aumentar, é um processo natural, muito em função do mercado interno", afirma.  

Ele explica que a carne de frango continua sendo a opção mais barata para o consumo nos pontos de venda, o que gera aumento de demanda, elevando preços.

Ao todo, foram abatidas no terceiro trimestre do ano 11,70 milhões de cabeças de suínos, 109,75 mil cabeças de suínos a mais relação ao mesmo período do ano anterior. No terceiro trimestre de 2019, foram abatidas 1,47 bilhão de cabeças de frangos. Esse resultado significou aumentos de 3,1% em relação ao mesmo período de 2018 e de 3,3% na comparação com o 2° trimestre de 2019.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário