Ovo x Milho: Poder de compra do produtor de ovos teve pequena melhora no ano passado

Publicado em 16/01/2020 08:41
20 exibições

No ano passado o produtor de ovos melhorou a relação de troca na aquisição da principal matéria-prima utilizada na alimentação das aves. Em média precisou de 11,15 caixas de ovos para adquirir a tonelada de milho, enquanto no ano anterior o volume havia sido de 12,15 caixas.

Mesmo assim, houve piora de 3,3% na comparação com a média histórica dos primeiros nove anos da década. De toda forma, não foi muito diferente da relação de 11,23 obtida no último ano da primeira década do presente século.

O acompanhamento dos últimos onze anos indica que em 2017 se obteve a relação mais favorável aos produtores de ovos, quando o milho sofreu perda anual na casa dos 30%. Em contrapartida, a pior relação aconteceu no já distante 2011, quando a matéria-prima aumentou mais de 40% no ano.

Por ora, neste início de ano, a relação se mostra bem desfavorável aos avicultores. Os preços praticados apontam uma necessidade próxima de 16 caixas para adquirir a tonelada de milho, situação bem parecida com a vivenciada em janeiro de 2017, 2012 e 2011. E as indicações de oferta e demanda de milho sugerem que o patamar de preço do grão será elevado no decorrer deste ano. Assim, resta ao produtor de ovos valorizar seu produto e melhorar suas margens de comercialização.

Tags:
Fonte: AviSite

0 comentário