Ucrânia relata primeiro caso de gripe aviária H5 em três anos

Publicado em 21/01/2020 10:16

LOGO REUTERS

 A Ucrânia registrou um surto de gripe aviária de alta patogenicidade em uma fazenda na parte centro-oeste do país, o primeiro em quase três anos, disse a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) na segunda-feira (20).

Citando um relatório dos serviços veterinários da Ucrânia, a OIE, com sede em Paris, disse que o vírus era do sorotipo H5, mas não deu mais detalhes.

O vírus H5N8, freqüentemente transmitido por aves selvagens migratórias, se espalhou pelo leste da Europa nas últimas semanas, atingindo fazendas e aves domésticas na Polônia, Romênia, Eslováquia e Hungria.

A Alemanha disse na segunda-feira (20) que havia detectado um caso de gripe aviária H5N8 em uma ave selvagem, acrescentando que nenhuma ave nas fazendas estava envolvida.

O surto ucraniano matou 4.856 aves de um bando de 98.000 em Vinnitsa, informou a OIE. O resto do rebanho foi abatido, acrescentou.

A virulência de vírus altamente patogênicos da gripe aviária já levou países a barrar a importação de aves provenientes de áreas infectadas.

Embora alguns vírus da gripe aviária tenham infectado aves e pessoas, a cepa H5N8 nunca foi relatada em humanos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário