Alemanha confirma caso de gripe aviária H5N8 em aves selvagens

Publicado em 21/01/2020 10:28

Um caso de gripe aviária H5N8 foi confirmado em uma ave selvagem no estado de Brandemburgo, no leste da Alemanha, disseram autoridades alemãs nesta segunda-feira (20).

Não há pássaros envolvidos nas fazendas, informou o Ministério Federal da Agricultura em comunicado.

O Ministério da Saúde e Defesa do Consumidor, no estado de Brandemburgo, acrescentou que o caso envolveu a gripe aviária do tipo H5N8, encontrada em um ganso selvagem na área de Spree-Neisse, perto da fronteira com a Polônia.

Uma série de surtos da doença, que no passado levou a grandes interrupções e programas de abate na indústria avícola da Europa, foram relatados na Europa nas últimas semanas.

Os casos de gripe aviária surgiram nos quatro países da Europa Central da Eslováquia, Polônia, Hungria e República Tcheca desde o final do ano passado.

"Atualmente, na Alemanha, este é um caso individual, com aves domésticas não envolvidas", disse o Ministério Federal da Agricultura. "As autoridades responsáveis ​​em Brandemburgo já reagiram e intensificaram o monitoramento de aves selvagens, com foco nas aves que vivem perto da água."

O ministério pediu aos criadores de aves que sigam rigorosamente as medidas de biossegurança para proteger seus rebanhos da doença.

"A tarefa na Alemanha agora é impedir que a doença se espalhe para as aves domésticas", disse o ministério.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário