Alemanha diz que caso de peste suína foi encontrado a apenas 12 km de sua fronteira

Um caso da peste suína africana (PSA) foi descoberto em um javali na Polônia, a apenas 12 quilômetros da fronteira com a Alemanha, informou nesta quarta-feira (22) o Ministério da Agricultura da Alemanha.
A Alemanha está intensificando as discussões com o governo polonês sobre a criação de uma “zona branca”, que é cercada para impedir que javalis com a doença entrem na Alemanha, informou o Ministério da Agricultura da Alemanha em comunicado.
A Polônia registrou cerca de 55 surtos de PSA em javalis em dezembro, com uma série de casos próximos à fronteira com a Alemanha, um dos maiores exportadores de carne suína da Europa.
A PSA é inofensiva para os seres humanos, mas muitas vezes mortal em porcos. Originou-se na África antes de se espalhar para a Europa e Ásia e já matou centenas de milhões de porcos, enquanto reformulava os mercados globais de carnes e alimentos para animais.
Os países asiáticos, incluindo a China, impõem regularmente proibições de importação de carne de porco das regiões onde foi descoberta, causando uma enorme perda de negócios para os exportadores de carne. Javalis estão espalhando PSA e há temores de que animais infectados possam trazer a doença para a Alemanha, ameaçando as enormes exportações de carne suína da Alemanha para a China.
A ministra da Agricultura da Alemanha, Julia Kloeckner, e a ministra da Agricultura da Polônia, Jan Krzysztof Ardanowski, concordaram em intensificar as medidas para conter conjuntamente o surto de PSA na Polônia e impedir que ele se espalhe para a Alemanha.
O último caso na Polônia foi descoberto a cerca de 12 quilômetros do estado oriental da Saxônia, na Alemanha, disse o comunicado do ministério.
0 comentário
Importações de frango da China pressionam mercado de carnes na Rússia
Leste da Alemanha é declarada livre da Peste Suína Africana após mais de cinco anos de combate
Frango/Cepea: Exportações são recordes para janeiro
Ovos/Cepea: Exportações registram melhor resultado para o mês de janeiro em 13 anos
Exportações de ovos crescem 30,9% em volume em janeiro
Suínos/Cepea: Exportação atinge recorde para janeiro