Mais agudas que o normal, quedas de preço do frango abatido sofrem ajuste natural

Publicado em 23/01/2020 08:32

Ainda que venha apresentando o mesmo comportamento de inúmeros janeiros anteriores, o frango abatido jamais registrou queda de preços tão abrupta como a atual. Pois, decorridos os primeiros quinze dias de negócios de 2020 (ou seja: até ontem, 22 de janeiro), os valores praticados no Grande Atacado da cidade de São Paulo recuaram cerca de 14% em relação ao início do corrente exercício. No ano passado, em idêntico período, a queda não passou dos 8%.

Porém, mesmo que tal desempenho seja preocupante (sobretudo por colidir com todas as expectativas levantadas ao final de 2019), deve, também, ser considerado como um ajuste natural de mercado.

Explicando, o frango abatido entrou em 2020 com as mesmas médias de preço alcançadas e mantidas desde meados de novembro de 2019, as melhores de todos os tempos. E que, por sua vez, apresentavam um índice de valorização irreal – ainda que a demanda externa das carnes servisse de justificativa para os preços então alcançados.

Note-se, a propósito, que em 2019 o frango abatido registrou preço médio de R$4,25/kg. Mas nos 10 primeiros meses do ano essa média havia ficado em R$4,12/kg. Ou seja: o ganho maior deveu-se apenas ao desempenho (excepcional, mas também irreal) do último bimestre. Que chegou a propiciar, em alguns momentos, ganhos mais de 20% superiores à média dos 10 meses anteriores.

Finda a festa e só restando as dívidas, era previsível que tudo voltasse à rotina de sempre. Mas como os valores iniciais se encontravam substancialmente artificializados, as quedas registradas estão sendo mais agudas. O que não impede de concordar que – frente à forte deterioração das condições de produção – elas vêm sendo bem mais graves que o esperado ou o desejado.

No momento, por exemplo, o preço do frango abatido se encontra visivelmente aquém do que foi registrado em parte de abril e maio do ano passado, ocasião em que foram obtidos os melhores preços dos 10 primeiros meses do ano. Enquanto isso, o principal insumo do setor, o milho, alcança valor mais de 35% superior ao do citado bimestre de 2019. As preocupações, portanto, são plenamente justificáveis.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário