Japão planeja abate de suínos mais amplo se descoberta a PSA

Publicado em 27/01/2020 14:40

No caso de um suíno com Peste Suína Africana (PSA) ser encontrado em uma fazenda, todos os suínos em fazendas a até três quilômetros da instalação afetada podem ser abatidos para evitar que a doença altamente patogênica se espalhe, disseram fontes do Ministério da Agricultura.
 
Um projeto de lei para revisar a lei sobre o controle de doenças infecciosas em animais domésticos que permitiria o abate preventivo está previsto para ser submetido à dieta em breve, com sua promulgação prevista para o final do mês.
 
Logo após a lei revisada entrar em vigor no início de fevereiro, o ministério alterará suas diretrizes de prevenção da PSA para permitir o abate preventivo em fazendas dentro de um raio de 3 quilômetros de uma fazenda afetada, em vez da faixa atual de um raio de 500 metros, disseram as fontes.
 
O abate preventivo é um passo importante para controlar a disseminação do PSA, mas pode infringir os direitos de propriedade dos criadores de porcos.
 
Consequentemente, o ministério, portanto, inicialmente realizará o abate preventivo em áreas limitadas se a infecção por PSA for descoberta e, em seguida, considerar a expansão das áreas, dependendo da extensão da propagação da doença, disseram as fontes.

O ministério decidiu a nova gama de áreas onde o abate preventivo será realizado com base em uma medida tomada pela Coréia do Sul.
 
A Coréia do Sul abateu porcos de criação em áreas a 3 quilômetros de uma fazenda onde a infecção por PSA foi confirmada em setembro passado. Nenhum novo caso de infecção foi encontrado em fazendas de suínos no país desde meados de outubro.
 
A variedade de áreas para o abate preventivo, caso um javali com PSA seja encontrado no Japão, será decidida após a coleta de opiniões de especialistas com base em fatores como os níveis de controle de higiene nas granjas da região, disseram as fontes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Suinocultura Industrial

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário