Habilitação de frigoríficos para China está normal apesar de coronavírus, diz ministra

Publicado em 05/02/2020 10:21

O processo de habilitação de frigoríficos exportadores de carnes do Brasil pela China está caminhando normalmente, apesar do surto de coronavírus no país asiático, disse nesta terça-feira a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, após se reunir com o embaixador chinês Yang Wanming.

"Nós temos um procedimento de habilitação de frigoríficos que está andando no seu ritmo. Isso está em processo normal de encaminhamentos lá na China, nos ministérios e na aduana", disse ela.

"Não mudou nada. O que pode ter atrapalhado a movimentação foi o feriado do ano novo chinês, que foi prolongado por causa do coronavírus", acrescentou.

A China é o principal mercado para a soja e carnes do Brasil, que vem tentando ampliar o número de produtores de carnes habilitados a exportar, inclusive para atender a um crescimento da demanda chinesa, cuja produção de carne suína despencou em função da queda drástica do plantel, devido à peste suína africana.

Além disso, o Brasil quer ter maior acesso ao mercado de farelo de soja chinês.

Ela disse ainda, segundo nota publicada pelo Ministério da Agricultura, que "não há restrição" ao intercâmbio comercial entre os dois países, no que diz respeito ao agronegócio, devido ao surto de coronavírus.

"Vamos acompanhar de perto. É muito importante essa proximidade do embaixador conosco, para estar sempre nos municiando, mas por enquanto tudo normal", disse Tereza.

"Tratamos das nossas parcerias comerciais que devem continuar tranquilamente, sem nenhum sobressalto, porque o Brasil é um grande parceiro da China na área de produtos agrícolas", pontuou a ministra.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Suinocultura Industrial

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário