Grécia registra primeiro caso de peste suína africana

Publicado em 06/02/2020 09:25

LOGO REUTERS

A Grécia detectou um caso de peste suína africana em uma fazenda doméstica no norte do país nesta semana, disseram representantes do Ministério da Agricultura nesta quinta-feira.

A peste suína africana é inofensiva para seres humanos, mas altamente contagiosa e mortal para os porcos. Ela tem se espalhado por África, Europa e Ásia e já matou centenas de milhões de suínos, afetando os mercados globais de carnes.

O caso na Grécia foi registrado na região de Serres, ao norte, perto da fronteira com a Bulgária e a Macedônia do Norte, disse o ministério, acrescentando que vendas de carne suína de Serres foram vetadas.

O chefe do serviço veterinário do governo local, Leonidas Varoudis, disse a uma emissora de TV na noite de quarta-feira que um porco morreu em uma pequena fazenda de criação de suínos.

"Nós precisamos investigar se por algum acaso há outras fazendas na região das quais a doença pode ter vindo", afirmou ele.

A Grécia produz cerca de um terço de seu consumo de carne suína e importa o restante.

O ministro da Agricultura, Makis Voridis, deve conceder coletiva de imprensa sobre o caso mais tarde nesta quinta-feira.

A peste suína africana tem recentemente se espalhado pelo leste europeu, e o ritmo de disseminação tem preocupado governos e criadores de suínos.

No mês passado, a Sérvia registrou surtos da doença suína em javalis selvagens no leste do país, perto da fronteira com Bulgária e Romênia.

A Bulgária disse no mês passado que sacrificaria milhares de porcos após ter detectado peste suína africana em uma fazenda no nordeste do país.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário