Carne de frango: auspiciosos, primeiros embarques do mês tendem a sofrer diluição

Publicado em 11/02/2020 07:56

À primeira vista, os números relativos às exportações iniciais de fevereiro (1ª semana do mês, 2 a 8) são extremamente auspiciosos. Porque a média de carne de frango in natura embarcada no período atingiu cifra pouquíssimas vezes observadas no setor. Mais exatamente, 22.481 toneladas diárias, 64% e 55% a mais que as médias diárias do mês anterior e do mesmo mês do ano passado, respectivamente.

Tal desempenho faz com que o segundo mês de 2020 seja aberto (cinco dias úteis) com embarques totais de 112.403 toneladas, volume que projeta para a totalidade do mês (18 dias úteis, já que a SECEX/ME considera a segunda e a terça-feira de Carnaval dias não úteis) exportações superiores a 400 mil toneladas. Um resultado que – a bem da verdade – foi registrado no setor em apenas duas ocasiões anteriores, mas nunca em fevereiro, mês em que, raramente, o volume embarcado se aproxima das 300 mil toneladas.

Mas qual é, então, a realidade? A realidade é que, novamente, os primeiros dados do mês trazem consigo resultados não contabilizados do mês anterior. Conclui-se, daí, que os números de janeiro passado foram superiores aos até aqui apontados e, por decorrência, os resultados de fevereiro vêm sendo menores que os ora divulgados.

O que também se espera não corresponda à realidade é a informação relativa ao preço médio alcançado pela carne de frango in natura nos primeiros dias de fevereiro: US$1.541,49 por tonelada, 4,7% e 3,5% a menos que o registrado respectivamente em janeiro passado e em fevereiro de 2019. Também, o menor valor dos últimos 17 meses.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário