China alerta para impacto do coronavírus sobre suprimento de frango e ovos

Publicado em 18/02/2020 15:49
190 exibições

LOGO REUTERS

Por Sophie Yu e Shivani Singh

PEQUIM (Reuters) - O suprimento de frango e produtos derivados de ovos na China deve ser impactado no segundo e terceiro trimestres devido aos efeitos da atual epidemia de coronavírus no pais e seus efeitos sobre a indústria, disse nesta terça-feira um representante do ministério da Agricultura do país.

Segundo maior produtor de frangos do mundo, a China tem elevado a produção para compensar uma escassez de carne após um surto de peste suína africana no país que teve início em 2018 e dizimou o rebanho de porcos chinês.

Os preços do frango caíram neste ano e restrições sobre a movimentação de aves vivas e feriados prolongados em muitas áreas paralisaram a cadeia de suprimento. Produtores acabaram com grandes estoques de aves e ovos em meio à queda na demanda, uma vez que restaurantes seguem fechados devido ao coronavírus.

O representante do ministério da Agricultura, Yang Zhenhai, disse em coletiva de imprensa do Conselho de Estado que os mercados de aves vivas estão fechados desde o surto do vírus, enquanto o transporte de pintinhos e frangos vivos tem sido restringido e matadouros têm sido mantidos fechados.

Ele ainda afirmou, sem detalhar, que uma companhia registrou perdas de mais de 14,27 milhões de dólares (100 milhões de iuanes).

"As perdas de toda a indústria de frango serão muito sérias", disse Yang.

Os ministérios da agricultura e de transporte da China têm pedido a autoridades locais que permitam que empresas envolvidas na produção de ração e no abate de aves retomem as atividades o quanto antes para lidar com os problemas na cadeia de suprimento causados pelo coronavírus.

Enquanto isso, a agência de planejamento estatal vendeu 1,32 milhão de toneladas de milho para empresas de processamento de ração em províncias ao sul, como forma de assegurar matéria-prima para o setor.

A China também aprovou a importação de todos produtos de frango dos Estados Unidos, incluindo aves para reprodução, de acordo com um site oficial na segunda-feira.

Mas contêineres de pés de frango congelados dos EUA sofreram com problemas logísticos, com muitos desviados da China devido à falta de capacidade para armazenamento de cargas adicionais.

Tags:
Fonte:
Reuters

0 comentário