Ovo x Milho: em fevereiro, produtor de ovos obteve forte recuperação em seu poder de compra
Em fevereiro o preço médio dos ovos brancos (granja, interior paulista, caixa com 30 dúzias) obteve valorização mensal próxima de 45%. Em relação a fevereiro do ano passado também houve expressiva valorização. O Produtor de milho, por sua vez, obteve valorização mensal ínfima, de não mais que 0,2%. De toda forma, em doze meses, a evolução alcançou 22,4%.
Assim, com os altos índices de aumento alcançados na comercialização da caixa de ovos brancos em relação ao valor de aquisição da saca de milho, houve sensível melhora no poder de compra do avicultor: enquanto em janeiro foram necessárias 14,5 caixas de ovos para adquirir a tonelada de milho, em fevereiro o volume necessário foi de apenas 10 sacas, significando expressiva melhora de 44,5% no poder de compra do avicultor em relação a sua principal matéria-prima.
Em doze meses o incremento no poder de compra foi menor, alcançando quase 10%. Já na comparação com a média histórica dos últimos 10 anos, a melhora no poder de compra do avicultor foi pequena, de apenas 2,3%. Isso porque o histórico do período aponta que a necessidade média alcança 10,3 caixa de ovos.
Por ora, os preços médios de ambos os produtos nos primeiros dias de março apontam leve piora no poder de compra do avicultor.
0 comentário
Média diária exportada de carne de frango avança 16,4% até a segunda semana de dezembro/25, mas recua no preço pago
Carne suína: Faturamento diário salta mais de 51% até a segunda semana de dezembro/25
México abre investigações comerciais sobre algumas importações de carne suína dos EUA
Preços dos suínos em São Paulo mantêm estabilidade por 12 semanas; expectativa de aquecimento no mercado na próxima semana
Ovos/Cepea: Produção desacelera, mas cotações seguem enfraquecidas
Produtores de suínos de MT discutem custos da ração, exportações recordes e consumo interno