Ovos de consumo: produção paulista chega pela 1ª primeira vez ao bilhão de dúzias

Publicado em 26/03/2020 09:21

Os dados do IBGE divulgados na semana passada apontaram que em 2019 a produção brasileira de ovos de galinha superou a marca dos 3,8 bilhões de dúzias, totalizando pouco mais de 46 bilhões de unidades.

Desse total, 81% estiveram representados por ovos de consumo, distribuindo-se os restantes 19% entre ovos destinados à incubação.

Na tabela abaixo estão relacionadas, segundo o volume de produção anual, 25 Unidades Federativas apontadas pelo IBGE. Ou seja: estão ausentes Amapá e Maranhão, porquanto o levantamento efetuado só abrange estabelecimentos com, no mínimo, 10 mil poedeiras. O que significa, também, que os números divulgados não correspondem à produção total brasileira.

De toda forma, os percentuais relativos à distribuição da produção refletem bem de perto o status do setor de postura. Assim, quase um terço da produção nacional (32,25% do total) provém do Estado de São Paulo que – pela primeira vez nos levantamentos do IBGE – ultrapassou a marca do bilhão de dúzias de ovos de consumo.

Entre as 25 UFs relacionadas, apenas quatro – Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas e Distrito Federal – apresentaram redução de produção em relação a 2018. Por outro lado, chama a atenção o fato de o Rio de Janeiro ter aumentado sua produção em mais de 260%. Talvez tenha ocorrido, aqui, algum equívoco na compilação dos dados publicados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário