SIF: estabilidade no número de cabeças de frango abatidas no primeiro bimestre de 2020

Publicado em 03/04/2020 08:19 34 exibições

De acordo com relatório de atividades divulgado pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura, no primeiro bimestre de 2020 foram abatidas sob o Serviço de Inspeção Federal (SIF) cerca de 884,3 milhões de cabeças de frango – apenas 0,16% (1,4 milhão de cabeças) a mais que no mesmo período de 2019.

Atuaram para esse aumento os abates de janeiro passado, 2,16% maiores que os do mesmo mês de 2019. Já os abates de fevereiro de 2020 apresentaram recuo anual de 2%.

Teoricamente, os abates deste último fevereiro deveriam ter sido maiores, pois o ano é bissexto, com um dia a mais. Porém, o mês também teve Carnaval (no ano passado, em março). Assim, foram dois dias úteis a menos – o que, talvez, explique a redução ocorrida.

No mesmo relatório o DIPOA observa que dos 130 abatedouros avícolas registrados no órgão, 45 deles (perto de 45% do total) requisitaram, de forma emergencial, autorização para o desenvolvimento de atividades de abate em turnos ou dias adicionais ao que é legalmente permitido..

É ressaltado, ainda, que as medidas de gerenciamento dos Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIPOAs/DIPOAs/SDA/MAPA) e o comprometimento com o momento de crise das Auditorias Fiscais Federais Agropecuárias (AFFAs) e respectivas equipes técnicas possibilitaram a realização de 178 abates em turnos adicionais no decorrer do mês de março e a autorização prévia de 34 abates em turnos adicionais para o mês de abril corrente.

“Em março de 2020 nenhum abatedouro frigorífico de aves comunicou paralisação significativa de suas atividades”, completa o relatório do DIPOA.

Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário