PSA chega a Papua Nova Guiné

Publicado em 03/04/2020 14:35

A Autoridade Nacional de Quarentena e Inspeção de Agricultura (NAQIA) da Papua Nova Guiné reportou a OIE quatro surtos de Peste Suína Africana (PSA). Esta é a primeira vez que o vírus é detectado no país.

De acordo com o relatório divulgado pela OIE, 396 suínos foram mortos pelo vírus que foi relatado pela primeira vez pelo Provincial Livestock Officer, com sede na cidade de Mendi, em 5 de março. Os sintomas clínicos foram principalmente mortes súbitas com alguns suínos.

A NAQIA enviou uma equipe de investigação em 11 de março de 2020, composta por um veterinário, um epidemiologista e uma equipe de laboratório apoiada por oficiais locais de gado da província. Foram investigados cinco animais através de coleta de sangue e soros  que foram submetidos inicialmente ao kit de teste rápido de anticorpos para a peste suína africana.

Um suíno morto foi submetido a exame post-mortem e amostras de tecido foram coletadas. Dois em cada quatro animais apresentaram positivo no kit de teste rápido. As amostras foram enviadas para o Laboratório Veterinário em Port Moresby.

Ainda não se sabe a origem do surto no país e medidas de contenção estão sendo aplicadas para evitar a disseminação do vírus.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Suinocultura Industrial

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário