POF: consumo domiciliar de frango cai; o de ovos quase dobra

Publicado em 06/04/2020 08:47

Divulgados na sexta-feira, 3, os resultados relativos à “Avaliação Nutricional da Disponibilidade Domiciliar de Alimentos no Brasil” (levamento integrante da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018, do IBGE) apontam que, em comparação ao início deste século, o consumo domiciliar de frangos sofreu redução próxima de 10%, enquanto o de ovos quase dobrou.

Por sinal, considerados os cinco alimentos de origem animal – carnes bovinas e suínas, frango, leite e ovos – somente os ovos não registraram queda no consumo domiciliar. Neste caso, o menos afetado foi o frango (-9,81%), vindo a seguir as carnes suínas (-14,30%), as carnes bovinas (-20,95%) e, por fim, o leite, com redução de consumo superior a 40%.

Notar que esses dados se referem exclusivamente aos alimentos in natura consumidos domiciliarmente. Ou seja, não abrangem os industrializados e nem o consumo fora do domicílio.

Curiosidade: considerado conjuntamente, o consumo de aves e ovos recuou cerca de 4% em relação ao que foi levantado na POF de 2008/09. Mas apresentou leve alta (+1,8%) em relação à POF de 2002/03, as aquisições domiciliares per capita passando de 15,288 kg para 15,568 kg.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário