Austrália oferece ajuda a Papua Nova Guiné no combate a PSA

Publicado em 29/04/2020 08:55

A Austrália está apoiando a ação rápida do governo de Papua Nova Guiné (PNG) para conter um surto de peste suína africana (PSA) detectado na província de Southern Highlands no mês passado. 

Se a doença atingir a Austrália, poderá devastar a indústria de carne suína e prejudicar 2700 produtores.

O ministro da Agricultura, David Littleproud, e a ministra das Relações Exteriores, Marise Payne, disseram que a resposta urgente de várias agências do governo australiano visa retardar a propagação do PSA na Papua Nova Guiné e impedir sua incursão na Austrália.

"Com a confirmação da PSa em nosso vizinho próximo, nossas medidas de biossegurança são mais importantes do que nunca, pois poderiam devastar a indústria de carne suína da Austrália se chegassem aqui", disse o ministro Littleproud.

“Parabenizamos a Papua Nova Guiné por sua ação rápida em resposta ao surto e continuaremos a oferecer apoio à Papua Nova Guiné enquanto ela trabalha para conter esta doença. Meu departamento está fornecendo ao Chief Veterinary Officer da PNG assistência técnica remota, suporte de laboratório e compartilhamento de experiência no trabalho com comunidades remotas para dar suporte à resposta do ASF da agência de quarentena da PNG".

O ministro Payne disse que a Austrália está fornecendo suporte técnico, de comunicação de riscos, logística e coordenação estratégica por meio de nosso programa Pacific Access para Agricultura e Horticultura.

"Estamos ajudando Papua Nova Guiné com assistência técnica através do fornecimento de um veterinário, ajuda a estabelecer um centro local de controle de doenças e fornecimento de apoio logístico no local do surto", disse o Ministro Payne.

"Uma parte essencial de nossa resposta é a implantação de um especialista em comunicação de risco para aumentar a conscientização do público, inclusive através da produção de mensagens direcionadas".

O ministro Payne disse que nosso apoio é de todo o governo, com a Força de Defesa Australiana e a Polícia Federal Australiana trabalhando em estreita colaboração com os colegas da PNG, incluindo o estabelecimento de postos de controle para reduzir a propagação da febre, enquanto o Departamento de Assuntos Internos também está trabalhando com a PNG Governo em relação aos controles de importação. A Austrália também está colaborando estreitamente com a Nova Zelândia e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação em nossa resposta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Suinocultura Industrial

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário