Egito avalia abrir mercado para cortes de frango do Brasil

Publicado em 07/05/2020 09:39

Com o aumento da demanda por carne de frango entre os países árabes após o avanço da pandemia de Covid-19, as autoridades egípcias já avaliam liberar a importação de cortes de frango do Brasil para evitar uma possível falta do produto no seu mercado interno.

O país só importa o animal inteiro e habilitou 27 unidades de aves no Brasil em abril deste ano atento a possíveis impactos do novo coronavírus no mercado mundial.

"O Egito está começando a sentir falta de estoque e, por isso, começou a se mexer rápido. Espero que, em alguns meses ou algumas semanas, tenhamos alguma boa notícia de abertura para a exportação de de cortes de frango para o Egito - o que seria inédito”, afirma o secretário geral da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), Tamer Mansour.

Segundo ele, a movimentação ocorre a despeito da resistência dos produtores locais. “Claro que os produtores de aves do Egito estão contra, mas o governo está realmente medindo e verificando a situação. Se ele sentir que vai vai faltar produto, vai abrir o mercado (para cortes de frango)”, assegura o secretário geral da CCAB.

De acordo com Mansour, o mercado egípcio tem sido abastecido por países árabes que também produzem carne de frango, como a Argélia, mas com capacidade limitada de fornecer o produto em grandes volumes - como faz o Brasil, maior exportador mundial de carne abatida segundo os preceitos islâmicos. “Eu, honestamente, não acredito em concorrência em termos de aves para o Brasil”, avalia.

Segundo o secretário geral da CCAB, os concorrentes atuais no mercado árabe de carne de frango são esporádicos e costumam ganhar espaço ou quando o Brasil aumenta suas vendas para a China ou por vantagens geográficas. “É muito difícil que algum país produza como o Brasil produz em termos de aves. Certamente, vamos ter um déficit forte em termos de proteínas de aves nesses mercados”, alerta.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Avicultura Industrial

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário