Unidade da BRF em Lajeado (RS) tem atividades suspensas por 15 dias

Publicado em 08/05/2020 11:02 e atualizado em 08/05/2020 14:34
Pedido de suspensão das atividades havia sido feito pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul na segunda-feira; descumprimento deve gerar multa

LOGO nalogo

Em decisão judicial proferida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul na manhã desta sexta-feirsa (8), ficou determiunada a suspensão das atividades da planta da BRF de Lajeado por 15 dias. A medida vem após pedido do Ministério Público do Estado na segunda-feira (4) solicitando a paralisação. A multa, caso a paralisação seja descumprida, é de R$ 1 milhão por dia. 

Segundo a decisão da juíza Carmen Luíza Rosa Constante Barghouti, a empresa tem 48 horas após a notificação para cumprir as determinações, como a paralisação e a higienização e descontaminação de toda a unidade durante a suspensão das ativiudades. 

A volta ao trabalho dos cerca de 2500 funcionários deverá ser feita de maneira paulatina, com o acompanhamento e descartes de contaminação pelo coronavírus entre os trabalhadores.

O QUE DIZ A BRF
 

"A BRF informa que irá recorrer da sentença concedida pela Vara Civil de Lajeado, que determina a paralisação de suas atividades por 15 dias na cidade. A Companhia vê com extrema preocupação esta decisão, uma vez que está cumprindo todas as medidas protetivas e protocolos indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde, especialistas e autoridades para garantir a saúde e segurança de seus colaboradores.  

A empresa reforça que assumiu proativamente um compromisso junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) em abril, em nível nacional, que endossa práticas de proteção aos seus colaboradores que já vinham sendo adotadas desde o início da pandemia com a orientação do infectologista Esper Kallas da Universidade de São Paulo. A Companhia contratou ainda o Hospital Israelita Albert Einstein, cujo corpo clínico esteve na unidade de Lajeado e confirmou a aptidão do ambiente da fábrica a partir de todas as iniciativas já implementadas e em andamento, tais como o uso obrigatório de máscaras, distanciamento mínimo entre funcionários, medição de temperatura nas entradas das unidades, limite de 50% da capacidade de trabalhadores nos veículos fretados, afastamento de colaboradores do grupo de risco e casos suspeitos, busca ativa de potencial contaminação, reforço de higienização em diversas áreas e nos veículos de transporte, aplicação de testes para diagnóstico da Covid-19, vacinação contra gripe e atendimento médico 24 horas sete dias por semana.

A Companhia tem mantido ainda uma interação muito próxima e frequente com diversos níveis de autoridades, bem como com o sindicato dos trabalhadores local e a Prefeitura da cidade, com o intuito de propor e discutir soluções que assegurem a saúde e a integridade física de seus colaboradores.

A  empresa destaca que o setor de produção de alimentos é essencial e, por esse motivo, não poupa esforços para manter seu compromisso com a saúde e segurança dos colaboradores, da cadeia produtiva e com o abastecimento à população".

.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário