JBS do Brasil registra grande perda no primeiro trimestre, com oscilações cambiais prejudicando os resultados

Publicado em 15/05/2020 08:57

LOGO REUTERS

O frigorífico brasileiro JBS SA divulgou nesta quinta-feira um prejuízo líquido de 6 bilhões de reais no primeiro trimestre devido principalmente ao impacto cambial e alertou que a pandemia do COVID-19 pode afetar os resultados daqui para frente.

Excluindo efeitos cambiais, o lucro líquido da empresa seria de 803 milhões de reais. No primeiro trimestre de 2019, a JBS registrou um lucro líquido de cerca de 1 bilhão de reais.

Como as vendas gerais de carne permaneceram fortes nos mercados doméstico e de exportação, apesar do susto global da saúde, a empresa registrou um aumento de 27% na receita líquida, para 56,5 bilhões de reais no trimestre.

No primeiro trimestre, as vendas internacionais da divisão suína da JBS cresceram 56% em volume, impulsionadas pelo aumento das exportações para a China depois que o país asiático começou a se recuperar dos efeitos do COVID-19.

Por outro lado, a JBS afirmou que a divisão Pilgrim's Pride nos Estados Unidos foi impactada por uma súbita mudança na demanda do consumidor, tanto no varejo quanto no serviço de alimentação, quando a crise da saúde ocorreu.

"O lado mais 'comoditizado' dos negócios foi particularmente volátil no trimestre e o mercado permaneceu desafiador em comparação com 2019", disse a JBS, referindo-se à Pilgrims.

Globalmente, os efeitos da pandemia possivelmente continuarão a atrapalhar os negócios, os mercados de capitais e as economias em todo o mundo por algum tempo, na visão da JBS.

A unidade de carne bovina dos EUA registrou receita líquida de US $ 5,2 bilhões no trimestre, um aumento de 3,1% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, impulsionado por um aumento de 4,2% no volume vendido. Isso compensou a redução de 1,1% no preço médio da carne bovina, informou a JBS.

No Brasil, onde a JBS está sediada, a empresa forneceu trabalhadores de corte de carne entre 19 de março e 9 de abril em resposta à pandemia, sem dizer quantos locais foram afetados.

A empresa disse que o impacto do fechamento de sua fábrica de aves em Passo Fundo, bem como de outras medidas para enfrentar a volatilidade do mercado durante a crise da saúde, será melhor avaliado nos próximos trimestres. (US $ 1 = 5,8160 reais)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário