Ricardo Santin é o novo Presidente da Câmara Setorial de Aves e Suínos do MAPA

Publicado em 20/05/2020 12:20

O diretor-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, foi eleito Presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Aves e Suínos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).  A nomeação foi publicada no dia 12 de maio pela portaria Nº164, juntamente com a nova composição da Câmara.

Eleito por unanimidade, Santin terá como missão a manutenção dos trabalhos de integração setorial para o fortalecimento dos setores produtivos da avicultura e da suinocultura do País em um momento especialmente desafiador, frente à crise global gerada pela pandemia de Covid-19.

“A produção de alimentos é prioritária para o nosso País.  Garantir o abastecimento e prosperar as exportações são estratégias que vão além do enfrentamento dos impactos da atual crise, tanto pela segurança alimentar brasileira e global, quanto para a geração de emprego e renda nas regiões produtoras.  Por isto, unindo forças com as demais instituições que são membros da Câmara, desenvolveremos iniciativas conjuntas em prol da sustentabilidade setorial”, ressalta.

Também eleito futuro presidente da ABPA, Santin é atual vice-presidente do Conselho Mundial da Avicultura (IPC, sigla em inglês), onde atua junto a outros países produtores de aves e suínos e organizações internacionais, como a FAO, o CODEX e OIE. Também é presidente do Conselho do Instituto Ovos Brasil, entidade que promove o consumo de ovos no Brasil.

Advogado, é especialista em Processo Civil, com mestrado em Ciências Políticas. Membro do Conselho Empresarial do BRICS (CEBRICS), da Coalizão Empresarial Brasileira (CEB), do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (CEBEU), da Sessão Brasileira do Conselho Empresarial Brasil-Japão, e dos Conselhos de Integração Internacional e da Agroindústria da CNI. 

No Ministério da Agricultura, também é membro da Câmara Temática de Negociações Agrícolas Internacionais e da Câmara de Aves e Suínos, é, também, membro dos Grupos de Trabalho Ambiental, de Direito de Propriedade e do Comitê Jurídico do IPA/FPA e Membro do Conselho Curador da FACTA.

Santin tem extensa trajetória dedicada ao Agro do Brasil.  Foi Diretor de Mercados e Diretor Executivo da Associação Brasileira de Avicultura (UBABEF e ABEF), desde abril de 2008 até abril/2014. Foi assessor do Banco Nacional de Desenvolvimento Regional (BRDE - 2007/ 2008), do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TRCES - 2000 /2007), da Assembleia Legislativa RS (1999/ 2000), do Ministério da Agricultura (1997/1998) e da Conab, onde foi Chefe de Gabinete e Ombudsman (1994/1997). Antes destas posições de assessoria, atuou como advogado, professor universitário e presidente do Conselho de Administração do CEAGESP.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ABPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário