Frigorífico Agroaraçá (RS) fechará para desinfecção e volta a funcionar na 2ª feira com 60% dos funcionários

Publicado em 29/05/2020 11:21
Unidade vai suspender as atividades por 3 dias para higienização da planta; quadro funcional deve ser restabelecido a partir de 10 de junho, após trabalhadores passarem por exames de Covid-19

LOGO nalogo

Após firmar Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT) do Rio Grande do Sul, o frigorífico Agroaraçá, processador de aves, da cidade de Nova Araçá, deve suspender suas atividades nesta sexta-feira (29) e retornar na segunda (1º), para desinfecção da unidade. Neste período, a empresa também iniciará a testagem dos funcionários para verificar casos de Covid-19. 

De acordo com o MPR-RS, a fábrica, que emprega 1573 pessoas, teve 158 casos confirmados da doença, sendo 28 com teste positivo e os demais confirmados pelo critério epidemiológico, além de um óbito.

A partir desta segunda-feira (1º), os trabalhos na planta retornam, mas com redução de 40% do quadro funcional. Os trabalhadores que irão ocupar os postos de trabalho serão aqueles que testarem negativo para o coronavírus, passado por busca ativa de não serem contactantes, no raio de 1,5m, de quaisquer suspeitos ou confirmados com Covid-19 e estejam assintomáticos, a partir de avaliação clínica individual realizada.

Esta redução no número de funcionários, o que deve afetar proporcionalmente os abates, deve seguir até dia 10 de junho, quando o restante dos colaboradores deverão, paulatinamente, retomar seus postos de trabalho. Os que testarem negativo, passarão por novo exame para assegurar o resultado antes do retorno. 

Os trabalhadores que testarem positivo, serão mantidos em afastamento por 14 dias, garantida a remuneração no período, e somente retornarão às atividades se assintomáticos por 72 horas.

A Agroaraçá também se comprometeu a organizar os postos d etrabalho para garantir que o distanciamento entre os colaboradores seja de, no mínimo, um metro. Além disso, devem ser instalados anteparos físicos entre os postos de trabalho, utilização de máscara e escudo facial, trocados a cada três horas. 

O TAC também prevê, ainda, a vacinação contra influenza A (H1N1), A (H3N2) e B, que a empresa já prevê para junho, e eliminação de aglomerações em áreas comuns e no transporte oferecido pela empresa aos empregados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário