Polônia continua a enfrentar problemas com Salmonella

Publicado em 01/06/2020 09:14

Vários países europeus emitiram quase 100 avisos sobre Salmonella em aves refrigeradas e congeladas da Polônia desde o início de março deste ano.

Os dados do portal do Sistema de Alerta Rápido para Alimentos e Rações (RASFF) mostram alertas da Bulgária, Croácia, República Tcheca, Eslováquia, Lituânia, Estônia, Letônia, Itália, França e Romênia. A maioria das notificações foi feita pela Lituânia, seguida pela República Tcheca e pela Bulgária.

Os sorotipos envolvidos incluem Enteritidis, Infantis, Typhimurium, Saintpaul, Derby, Newport e Mbandaka. A regulamentação europeia sobre aves de capoeira fresca menciona Salmonella Enteritidis e Typhimurium como critério de segurança alimentar, pois esses sorotipos representam o principal risco para a saúde pública. Considera que a galinha contaminada com outros tipos é compatível ou que deve ser avaliada caso a caso.

A UE produziu cerca de 15,2 milhões de toneladas de carne de aves em 2018. O principal produtor naquele ano, com 2,5 milhões de toneladas, foi a Polônia.

Várias apreensões na Lituânia 

As autoridades lituanas revelaram que durante os primeiros cinco meses deste ano não foi permitido vender mais de 100 toneladas de carne de aves e que nove toneladas de aves infectadas por Salmonella foram proibidas nas últimas semanas de maio. Após a detecção de qualquer tipo de Salmonella na Lituânia, a venda de produtos é proibida.

As inspeções do Serviço Estadual de Alimentos e Veterinária (VMVT) constataram que a carne de aves da Polônia se enquadra no grupo de produtos de alto risco devido a discrepâncias de segurança e qualidade.

Desde o início de abril até meados de maio, a VMVT avaliou a segurança e a qualidade de 230 toneladas de carne de aves. Resultados de laboratório mostraram que 61 toneladas eram inseguras e contaminadas com a bactéria Salmonella, a maioria originária da Polônia.

As empresas que distribuem essas carnes de aves na Lituânia são sancionadas e instruídas a fortalecer os procedimentos internos de auto-monitoramento, selecionar fabricantes e fornecedores com mais cuidado, auditá-los regularmente e garantir a confiabilidade.

Em maio, a agência anunciou que havia apreendido 6,2 toneladas de carne de aves nas últimas semanas. Foram avaliadas a segurança e a qualidade de mais de 22 toneladas, ou 18 lotes, de aves de capoeira de produtores lituanos e importadas da Polônia, Romênia e Hungria. Três dos cinco lotes não conformes vieram da Polônia e um da Romênia e Hungria.

Em abril, outras 19 toneladas de carne de aves da Polônia não foram colocadas no mercado. A decisão foi tomada depois que os testes de laboratório descobriram que cinco lotes estavam contaminados com Salmonella. Na primeira semana de abril, os inspetores da VMVT interromperam a venda de 25 toneladas, ou três lotes, de carne de aves polonesa fresca contaminada com Salmonella. Naquela época, o fornecimento de cerca de 75 toneladas de carne de aves para o mercado lituano havia sido proibido em 2020 . Dos 19 lotes, 18 eram originários da Polônia.

Ação búlgara e romena

A DG Sante, unidade da Comissão Europeia para políticas de segurança e saúde alimentar, avaliou os controles poloneses para aves durante uma auditoria em março e abril de 2019. Apesar de revelar alguns problemas, também descobriu que a Polônia estava tentando combater o número alto e crescente de alertas relacionados a Salmonella em produtos avícolas.

A Autoridade de Segurança Alimentar da Bulgária revelou em abril deste ano que havia encontrado duas remessas de mais de 32.000 kg de pernas de frango congeladas da Polônia contaminadas com Salmonella.

As remessas foram verificadas como parte dos controles aprimorados da agência sobre carne e subprodutos de aves de capoeira originários da Polônia e destinados à Bulgária.

Em maio, a agência ordenou a destruição de mais de 19 toneladas de carne de aves polonesa contaminada com Salmonella após um resultado positivo de pernas de frango resfriadas.

Na Romênia, como parte das verificações do final de março até o final de abril, duas amostras de filés de peito de frango congelado da Polônia foram contaminados com Salmonella Enteritidis.

Toda a quantidade de 21 toneladas, das quais uma tonelada de carne de aves de capoeira era do condado de Bihor e 20 toneladas do condado de Ilfov, foi oficialmente detida antes de ser destruída.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Avicultura Industrial

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário