Webinar da ABPA destaca importância da Portaria nº 19 para o setor

Publicado em 23/06/2020 08:34

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) realizou na tarde desta segunda-feira (22) um webinar para debater a Portaria Conjunta Nº19, que entrou em vigor no último dia 18. Ela estabelece as medidas a serem observadas visando à prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da Covid-19 nas atividades desenvolvidas na indústria de abate e processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano e laticínios.

Participaram do evento Francisco Turra, Presidente da ABPA, Sulivan Alves, Diretora Técnica da ABPA, Ricardo Santin, Diretor Executivo da ABPA, Alexandre Perlato, advogado especializado no setor frigorífico e Moacir Ceriguelli Consultor Técnico da ABPA. O debate foi intermediado por Marcelo Oliveira, Coordenador de Comunicação da ABPA.

Francisco Turra explicou que, para a entidade, a portaria foi muito bem vinda. "Festejamos essa portaria, pois ela norteia a proteção aos nossos trabalhadores. Entendemos que havia até mesmo um excesso de zelo pelo desconhecido no que se refere à Covid-19 e a Portaria vai nortear as ações. Apoiamos o Ministério da Agricultura e do Trabalho na continuidade para a produção de alimentos", afirmou.

Sulivan Alves observou que muitos tópicos ali contidos já não são novidade na indústria de alimentos. "É uma normativa para prevenção da entrada e disseminação do vírus causador da Covid-19. Ela aborda o que é confirmação e suspeita e o que realizar em vários casos dentro da indústria. Ela mostra até como entender os protocolos”, disse.

Ricardo Santin abordou a necessidade de cuidar dos trabalhadores. “É preciso cuidar dos trabalhadores e das famílias. Há mais de 3 meses estamos vivendo em meio a uma pandemia. Hoje voltam mais trabalhadores à ativa que são afastados. Está funcionando, pois estamos mantendo a produção. É uma evolução com respeito às diferentes opiniões. Ela foi feita com muito diálogo para ajudar a produzir comida e proteger os trabalhadores”, disse.

Sullivan afirmou ainda que muitas das normas da Normativa 19 foram estabelecidas em conjunto após um trabalho desenvolvido pelo Albert Einstein em parceria com a ABPA. “Ela promove a educação e a melhor maneira para passar o conhecimento, arma fundamental nessa luta, pois a todo momento surge uma gama enorme de notícias e é preciso deixar claras essas questões de proteção do trabalhador”, destacou.

Moacir Ceriguelli afirmou que o documento traz premissas básicas para proteção. “É um processo de crescimento, de evolução em conjunto. A presente portaria deve ser o novo norteador de ações de prevenção da Covid-19. É um documento expressivo que nos dá respaldo. A continuidade da atividade é importante, mas é de extrema importância garantir a vida dos nossos colaboradores”, disse.

Alexandre Perlato apontou que a Normativa promove a higienização e desinfecção ampla das plantas. "E também favorece o diálogo com os trabalhadores, nosso maior capital humano e peça mais importante da engrenagem produtiva", destacou.

“É uma normativa dura, pode impactar a produção de alguma maneira e as empresas precisam prestar muita atenção em todos os itens ali determinados, pois ela não permite que as empresas não as coloquem em prática”, explicou o advogado, concluindo:
“Nosso setor é muito sério e a quantidade de famílias que emprega e o esforço que as empresas vem desenvolvendo para continuar operando é digno de ser enaltecido. A Portaria é uma mostra de como nosso setor está organizado e determinado a produzir da melhor maneira possível, dentro dos mais rigorosos critérios sanitários”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário