ABCS cria checklist para ajudar suinocultores

Publicado em 25/06/2020 14:30

Com o prolongamento da quarentena, medidas de médio em longo prazo continuam sendo implementadas nos diversos setores do agro. Para a suinocultura não foi diferente. Como forma de atender as medidas de contingência e prevenção contra o Coronavírus (Covid-19), mudanças de hábitos de higiene, desinfecção do ambiente e socialização são os pontos mais reforçados nas orientações repassadas em todos os setores.

Pensando na atual situação mundial e projetando essas orientações para a adoção desses procedimentos, a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), vem elaborando materiais técnicos (e sugerindo a implementação de medidas de monitoramento.

Entre esses materiais que elaboramos, está um checklist voltado para as granjas, com uma lista de itens que foram previamente estabelecidos para comprovar a implementação das ações sugeridas e executadas nas unidades de produção.

Quando falamos em checklist, imaginamos em sistematizar todos os procedimentos, de forma a organizar as ações diárias que devem ser planejadas e executadas, para que se atinja a mitigação de todos os fatores de riscos associados à Covid-19. E assim, otimizar os controles da granja para melhoria do bem-estar de todos os colaboradores no ambiente de trabalho. Trazendo inúmeros benefícios, tais como: segurança, ao conter os passos que precisam ser tomados para a mitigação dos fatores de risco; eficiência, ao se adaptar com a utilização do checklist, as medidas adotadas são introduzidas no cotidiano, o que as tornam mais eficazes; exatidão, o checklist ajuda a gerenciar as ações a serem cumpridas.

Nesse sentido, reunimos todas as informações para ajudar os profissionais da suinocultura a compreenderem os riscos associados à doença e as melhores formas de prevenção, bem como de fornecer ao responsável pela unidade de produção, uma ampla perspectiva do funcionamento dessas medidas sugeridas no ambiente de trabalho, possibilitando a avaliação de quais ações deverão ser aprimoradas na rotina. Click no link e confira:

checklist abcs suinocultura

Modelo de checklist está disponível para download

Acreditamos que desenvolvendo materiais técnicos que auxiliem nas capacitações dos colaboradores, contribuirá com a maneira que lidamos e enfrentamos a doença. “Nós, da ABCS, agradecemos a todos os colaboradores essenciais que continuam realizando as atividades no campo, transporte, indústria e varejo para que a produção de alimentos não seja interrompida em benefício da sociedade brasileira, e da manutenção do abastecimento de alimentos à mesa do consumidor”.  E nesse sentido, queremos continuar disponibilizando materiais para auxiliar nas capacitações aos diversos elos da cadeia produtiva e mitigar os fatores de risco associado ao Coronavírus (Covid-19), salienta a diretora Técnica da ABCS, Charli Ludtke.

Para ter acesso ao material completo da ABCS, confira em abcs.org.br e clique na cartilha em destaque (Coronavírus – Juntos Venceremos).

Acesse também o documento: Cuidados na suinocultura, também elaborado pela associação.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ABCS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário