Coronavírus: Granja Pinheiros, em Presidente Lucena-RS firma TAC com o MPT para testagem dos trabalhadores

Publicado em 08/07/2020 09:05

O frigorífico da Granja Pinheiros Ltda, localizado no Município de Presidente Lucena, está testando em massa seus 810 trabalhadores contra a Covid-19. A ação resulta de termo de ajuste de conduta (TAC) firmado, em 26/6, perante o Ministério Público do Trabalho (MPT) para identificar os contaminados na planta. Até o momento, 68 empregados testaram positivo. O TAC previu 11 obrigações para a empresa fazer e não fazer, que englobam a realização de triagem médica, por médico clínico geral, sob coordenação de médico do trabalho, de todos os empregados da empresa, a fim de verificar a presença de sintomas relacionados com à doença. A empresa afastará, ainda,  todos empregados - por 14 dias - que apresentem sintomas do novo coronavírus, assim considerados os trabalhadores que apresentassem quadro respiratório com um ou mais dos sinais ou sintomas: febre, tosse, dor de garganta, coriza, falta de ar, dores musculares, cansaço ou fadiga, congestão nasal, perda do olfato ou paladar e diarreia, bem como aqueles que testarem positivo para Covid-19 no exame sorológico.

O termo também estabeleceu que o frigorífico deve testar, por meio de teste molecular por RT-PCR, todos os empregados que apresentarem sintomas de Covid-19 até 5 dias anteriores à triagem médica. A Granja Pinheiros deverá testar, por meio de teste rápido (sorológico), todos  os empregados que apresentem, na data da triagem médica, sintomas de Covid-19 em período superior. O ajuste determinou ainda que a empresa deveria testar todos os trabalhadores sem sintomas por meio de teste rápido e afastar - por 14 dias, todos empregados contatantes dos empregados que tiveram afastamento por resultado positivo de Covid-19. O ajuste previu que o abatedouro deveria desinfectar todos setores da empresa, o que ocorreu nos dias 27 e 28 de junho, utilizando produtos recomendados pelo Ministério da Saúde e pela recomendação do MPT já encaminhada para empresa.

Por fim, o TAC prevê que o frigorífico deve informar imediatamente ao MPT em caso de descoberta de novos casos de Covid-19 e não omitir qualquer dado relativo às testagens feitas, nem embaraçar, dificultar e/ou utilizar de qualquer meio ardiloso para apresentar os dados após as testagens realizadas. O TAC não aborda todos temas relativos à pandemia, tratando apenas da abordagem inicial da empresa quanto ao mapeamento de seus empregados. Novas cláusulas serão acordadas por novo TAC. As multas por descumprimento variam de R$ 5 mil a R$ 100 mil. O acordo foi firmado perante a procuradora Mônica Fenalti Delgado Pasetto, do MPT em Novo Hamburgo, unidade administrativa com abrangência sobre Presidente Lucena.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MPT - RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário