Cientistas descobrem nova maneira de detectar o vírus vivo da peste suína africana

Publicado em 29/07/2020 11:52 e atualizado em 29/07/2020 17:10

Cientistas do Serviço de Pesquisa Agrícola (ARS, na sigla em inglês) do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) identificaram uma nova maneira de detectar a presença de vírus vivo da peste suína africana (PSA) que minimiza a necessidade de amostras de animais vivos e fornece acesso mais fácil a laboratórios veterinários que precisam diagnosticar o vírus.

"Identificamos uma linhagem celular que pode ser usada para isolar e detectar a presença do vírus vivo", disse o Dr. Douglas Gladue, cientista da ARS . "Este é um avanço crítico e um tremendo passo para o diagnóstico do vírus da febre suína africana".

Atualmente, não existem vacinas disponíveis para prevenir a PSA, e o controle de surtos geralmente depende da quarentena e remoção de animais infectados ou expostos. Até agora, a detecção eficaz do vírus da PSA vivo exigia a coleta de células sanguíneas de um doador vivo para todos os testes de diagnóstico, porque as células só podiam ser usadas uma vez. A nova linha celular pode ser continuamente replicada e congelada para criar células para uso futuro, reduzindo o número de animais doadores vivos necessários.

A nova linha de células também está comercialmente disponível para laboratórios de diagnóstico veterinário que tradicionalmente não tinham acesso às células sanguíneas suínas necessárias para testar o vírus vivo.

Os recentes surtos de PSA fora do continente africano começaram após uma única introdução da doença na República da Geórgia em 2007. A doença se espalhou recentemente para a China e os países do sudeste asiático. O atual surto de "Georgia" é altamente contagioso e letal em porcos domésticos. Embora o vírus não esteja presente atualmente nos Estados Unidos, a indústria suína dos EUA pode sofrer perdas econômicas substanciais caso ocorra um surto.

Esta pesquisa, que é destaque nesta edição do mês de vírus , foi financiado através de um acordo interinstitucional com a Direcção de Ciência e Tecnologia do Departamento de Segurança Interna, Departamento de Energia dos EUA e do Departamento de Agricultura dos EUA. Um pedido de patente provisório para esta pesquisa foi arquivado em abril de 2020 e a tecnologia já está disponível para licença. Os cientistas da ARS no Centro de Doenças de Animais da Ilha Plum Island, em Plum Island, Nova York, continuarão realizando pesquisas e trabalhando para encontrar ferramentas para controlar a disseminação do ASFV no país.

Serviço de Pesquisa Agrícola é a principal agência de pesquisa científica do Departamento de Agricultura dos EUA. Diariamente, a ARS concentra-se em soluções para problemas agrícolas que afetam a América. Cada dólar investido em pesquisas agrícolas resulta em US $ 20 de impacto econômico.