Saúde e bem-estar das aves: a chave para o sucesso na produção de frangos

Publicado em 30/07/2020 08:55

A Aviagen América Latina realizou, em julho, um webinar para ajudar produtores avícolas a obter a melhor saúde, bem-estar e desempenho em frangos de corte, aumentando a eficiência e reduzindo os custos de produção. Liderado pelo médico-veterinário e gerente Geral de Suporte Técnico para a América Latina da empresa, Mário Sérgio Assayag, o webinar integrou uma série especial destinada a ampliar a conexão da Aviagen com seus clientes, compartilhando rapidamente importantes informações de manejo durante a pandemia da Covid-19.

“Na avicultura, nosso objetivo é permitir que a ave expresse o máximo do seu potencial genético, obtendo a melhor taxa de conversão alimentar possível (C.A.) e o maior rendimento de carne. Isso nos trará menor custo e melhor qualidade”, destacou Assayag.

O médico-veterinário também explicou que a cadeia de valor das aves precisa lidar com uma série de desafios, incluindo doenças subclínicas que afetam o desempenho. Uma ênfase no fortalecimento da saúde das aves e na prevenção de doenças é fundamental.

Durante sua apresentação, ele pontuou que a saúde das aves começa no incubatório. “Bons gerentes prestam muita atenção à qualidade da casca e à densidade dos ovos. O manuseio dos ovos é extremamente importante, com atenção especial para a cama, ninho e qualidade entérica. O ambiente nas salas de ovos também deve ser otimamente controlado para evitar problemas como condensação. O cuidado adequado no manejo dos ovos ajudará a garantir um bom resultado dos pintos durante sua primeira semana e, consequentemente, frangos de corte de qualidade”.

Saúde e biossegurança

Pelo seu tamanho continental, o Brasil enfrenta desafios de saúde diversos em todo o país. Portanto, os programas de saúde e vacinação devem ser projetados para as necessidades exclusivas de cada região. Assayag enfatizou a importância de programas de vacinação suficientes para manter os frangos saudáveis e livres de doenças.

Um forte sistema de biossegurança é a ferramenta mais importante para proteger a saúde das aves e afastar patógenos nocivos. Uma boa biossegurança significa controlar a densidade das aves, o movimento de aves e pessoas, assim como a higiene e o saneamento. O programa de biossegurança deve ser monitorado de perto pelas equipes veterinárias internas e por terceiros qualificados. O aumento da biossegurança reduzirá a necessidade de medicamentos e manterá as aves seguras e saudáveis.

“De forma geral, a produção bem-sucedida de frangos depende de uma cuidadosa criação de aves, que começa no estágio dos ovos. O manejo eficaz da biossegurança, nutrição, condições ambientais e vacinação em cada processo de desenvolvimento levam a um ótimo desempenho, saúde e bem-estar dos frangos. E, no fim, a uma maior lucratividade para os produtores de frango”, concluiu Assayag.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário