Zambia reporta cinco casos de Peste Suína Africana
O Ministério das Pescas e Pecuária da Zâmbia reportou a Organização Mundial par Saúde Animal (OIE), cinco casos de Peste Suína Africana em diferentes regiões. De acordo como relatórios os surtos atingiram suínos domésticos criados ao ar livre.
No total 6.964 animais foram afetados pela doença nos cinco surtos registrados em Nakonde Central, Mungwi, Shiwangandu na região Norte e Kabompo e Zambeze na região Noroeste.
A suspeita é que a origem do surto esteja ligada a transpor ilegal de suínos ou mesmo de alimentos oferecidos a estes suínos.
A última vez que o país reportou um surto de PSA foi em novembro de 2011. O Ministério das Pescas e Pecuária da Zâmbia, afirma que já tem tomado medidas de contenção com sestrições de movimento. Suínos vivos, e produtos suínos não são permitidos dentro ou fora das áreas afetadas.
0 comentário
Custo de produção do frango sobe no Paraná e do suíno recua em Santa Catarina em junho
Ovos/Cepea: Menor demanda aproxima preços de ovos brancos e vermelhos
Suíno/Cepea: Poder de compra do suinocultor paulista recua
Condenações de carcaça na avicultura podem gerar prejuízos de até R$3 bi/ano ao setor
Ovos/Cepea: Novamente impulsionados pelo mercado chileno, embarques são recordes
Frango/Cepea: Mesmo com desafios geopolíticos, exportações são recordes no 1º semestre