Desempenho do frango vivo na 33ª semana de 2020, segunda de agosto

Publicado em 17/08/2020 08:37

A terça-feira (10) foi, como se esperava, a data de reposição de estoques pós-Dia dos Pais. Foi, também, o momento de melhor preço do mês, pois, imediatamente, a cotação do produto voltou a retroceder e, com isso, a primeira metade de agosto foi encerrada com valor quase 2% menor que o alcançado no final da semana anterior.

De toda forma, o valor médio alcançado no período correspondeu ao melhor resultado de 2020, superando em cerca de 6% o resultado de julho passado e em quase 19% o preço médio de agosto de 2019.

A tendência normal para estas duas próximas semanas é, como de praxe, de retrocesso. De toda forma, paira sobre o setor particular (e preocupante) expectativa quanto aos possíveis desdobramentos da atitude chinesa pelo restante do mercado externo.

De sua parte, o governo chinês somente desabilitou, temporariamente, a planta responsável pelo suposto (mas ainda não comprovado) caso de Covid-19 em partida de carne de frango. Mas, na onda da denúncia, as Filipinas simplesmente suspenderam as importações de todo o Brasil, o que está levando o governo brasileiro a recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC).

Quanto ao frango vivo segue, por ora, alheio ao que está ocorrendo com o produto final. Na semana, apenas Minas Gerais propiciou breve alta (de cinco centavos) na cotação do produto, agora comercializado por R$3,95/kg. Ou seja: independentemente do maior consumo observado no Dia dos Pais, o mercado paulista de aves vivas permaneceu com os mesmos R$3,90/kg vindos de julho passado. Mas apesar da menor demanda, o mercado permanece firme, prevalecendo o equilíbrio entre oferta e procura.

Com isso, prevalecem os mesmos fundamentos de uma semana atrás, o valor médio do mês correspondendo a ganhos de 3,72% sobre o mês anterior e de 18,18% sobre agosto de 2019. A despeito da pequena variação no mês e das quase quatro semanas sem nenhuma alteração de preço, não custa rememorar que o frango vivo vem alcançando a maior cotação nominal de todos os tempos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário