As 20.000 novas fazendas de suínos da China não reduzirão os preços da carne suína ainda

Publicado em 11/09/2020 09:02

As enormes fazendas de suínos da China estão se expandindo rapidamente com o apoio de incentivos do governo e preços recordes da carne suína, mas pode levar meses até que a produção aumente o suficiente para esfriar o mercado e conter as importações.

O maior consumidor e produtor de carne suína do mundo viu os preços e as importações subirem para níveis históricos depois que a peste suína africana reduziu os rebanhos quase pela metade. A alta dos preços alimentou a inflação do país, enquanto as compras externas aumentam no momento em que o presidente Xi Jinping lança uma campanha contra o desperdício de alimentos e o governo prega as virtudes da autossuficiência.

Empresas como Wens Foodstuffs Group, Muyuan Foodstuff Co. e New Hope Liuhe Co. estão engajadas em programas ambiciosos para aumentar o rebanho, embora isso não se traduza em um abrandamento imediato do mercado.

“Provavelmente será em 2021 antes que as coisas comecem a se normalizar”, disse Darin Friedrichs, analista sênior do StoneX Group Inc. em Xangai. “Parte do problema é que levará muito tempo para recuperar o rebanho reprodutor”, observando que as empresas passaram a voar com reprodutores de alta qualidade da Europa.

O governo aprovou mais de 20.000 novas granjas de suínos no primeiro semestre, com capacidade para criar mais de 150 milhões de porcos, depois que Pequim ofereceu incentivos para estimular a criação. Entre as empresas, a Muyuan Foodstuff planeja dobrar as vendas em 2020, enquanto a New Hope Liuhe pretende triplicar o número de suínos abatidos em 2021 e aumentá-lo em mais 60% depois disso.

“Grandes lucros com a criação de porcos estimularam uma rápida recuperação e expansão da capacidade”, disse Lin Guofa, analista sênior do Bric Agriculture Group, observando que um porco pode fornecer um retorno líquido de 2.000 yuans (US $ 292). O lucro líquido de alguns dos principais players, incluindo Wens Foodstuffs , Muyuan e New Hope Liuhe, mais que dobrou no primeiro semestre em relação ao ano anterior.

“A China precisa importar rebanhos reprodutores para reconstruir os estoques”, disse Pan Chenjun, analista de gado sênior do Rabobank . “Ainda existe uma lacuna na oferta de rebanhos reprodutores que limita o ritmo de recuperação.” Muitos investidores têm planos de expansão, mas não começaram a construção, disse Pan, que espera apenas que os estoques do rebanho voltem aos níveis normais em 2023-2024. A China abateu cerca de 700 milhões de suínos por ano antes dos surtos de peste suína africana.

O país continuará a ver fortes importações de carne suína no quarto trimestre, o pico da temporada de consumo, com preços elevados , embora os embarques possam ser lentos até outubro devido às inspeções de coronavírus e atrasos na liberação alfandegária , disse Pan. As importações de carne e vísceras da China nos primeiros oito meses de 2020 aumentaram mais de 70% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os preços da carne suína subiram mais de 50% em agosto em relação ao ano anterior e são os principais responsáveis ​​pela inflação dos alimentos . O aumento dos preços da carne suína e do milho, junto com a recuperação da demanda doméstica, elevou todos os preços da proteína animal, incluindo carne bovina e frango, disse o National Bureau of Statistics.

A escassez de oferta continuará a manter as importações e os preços de carne suína altos pelo resto do ano, de acordo com Wang Zhuli, um especialista em suínos do Ministério da Agricultura na quinta-feira, acrescentando que a oferta permanecerá restrita até 2022.

Também estão crescendo os nervos de que a China pode interromper as importações de carne suína da Alemanha depois que a peste suína africana foi encontrada em um javali. Uma redução na oferta alemã pode beneficiar produtores, incluindo os EUA e o Brasil, cujas exportações para a China estão crescendo, disse Lin, do Bric Agriculture Group.

O rápido crescimento da indústria de suínos impulsionou as importações de grãos para ração animal, como soja e milho. A China, já tendo alcançado o ranking de maior comprador mundial de soja, pode em breve se tornar o maior importador de milho.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Bloomberg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário