Ovos de consumo: distribuição da produção brasileira por Unidade Federativa

Publicado em 17/09/2020 09:01

Mesmo não correspondendo à produção total brasileira – pois a pesquisa abrange estabelecimentos com, no mínimo, 10 mil poedeiras – o levantamento trimestral do IBGE sobre a produção de ovos de galinhas propicia retrato muito próximo da distribuição dessa produção pelo território brasileiro.

Mostra, por exemplo, que mais da metade dos ovos de galinha destinados ao consumo provêm de apenas três estados da Região Sudeste. Ou, pela ordem, de São Paulo (32,72%, quase um terço do total), do Espírito Santo (11,41%) e de Minas Gerais (9,55% do total). Os dois últimos, por sinal, registraram ligeira queda de produção em relação ao primeiro semestre de 2019.

Além, porém, de Espírito Santo e Minas Gerais, também o Rio Grande do Sul, Goiás, Rio Grande do Norte e Acre aparecem com menor produção. Ou seja: representam a minoria entre as 26 Unidades Federativas relacionadas pelo IBGE. Que, em conjunto, propiciaram aumento de 2,82% na produção de ovos de consumo do primeiro semestre de 2020 (observação: o IBGE relaciona, ao todo, 26 UFs; mas para duas delas – Maranhão e Rio de Janeiro – não são apresentados dados de produção, por contarem com menos de 4 informantes).

Ressalvas, de toda forma, à absoluta estabilidade de produção no Distrito Federal – um resultado que denota falha no levantamento efetuado pelo IBGE.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
OvoSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário