Ovo x Milho: avicultor necessitou de quase 16 caixas de ovos para adquirir a tonelada do grão em setembro

Publicado em 06/10/2020 08:21

Conforme previsto a partir dos valores iniciais dos produtos no início de setembro passado, a relação de troca entre milho e ovos brancos se confirmou acima das 15 caixas por tonelada do grão.

Em setembro o preço médio recebido pelo produtor de ovos na comercialização da caixa de ovos brancos sofreu perda de 2,2% no mês e obteve índice positivo de apenas 3,6% em doze meses. A saca de milho, por sua vez, obteve alta de 5,7% em relação a agosto e expressivos 60,2% em relação a setembro do ano passado.

Com a continuidade dos expressivos aumentos verificados na compra da matéria-prima em comparação aos valores recebidos na comercialização dos ovos, a relação de troca entre os produtos foi novamente bem desfavorável aos avicultores, embora ainda se encontre levemente abaixo da pior relação de janeiro do ano passado.

Em setembro os avicultores necessitaram de 15,9 caixas de ovos para adquirir a tonelada da matéria-prima, 1,2 caixas a mais que no mês anterior, indicando redução mensal de 7,5% no poder de compra. Em doze meses a perda no poder de compra permaneceu na casa dos 35% pelo segundo mês consecutivo, equivalendo a uma necessidade adicional de 5,6 caixas de ovos.

Já na comparação com a média histórica de setembro dos últimos 10 anos quando a relação de troca atingiu cerca de 11,4 caixas, a perda na capacidade de aquisição de milho alcançou 28,7%, cerca de 4,5 caixas a mais.

Por ora, os preços praticados por ambos os produtos neste início de outubro apontam que a relação de troca pode superar as 17 caixas por tonelada. Se confirmado, será a pior relação de troca desde que o levantamento passou a ser realizado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário