Evolução dos preços avícolas totalmente descolados das matérias-primas
O mercado avícola de corte e postura segue cumprindo a sua missão de colocar no mercado doméstico um volume de carne e de ovos mais que suficiente para suprir as necessidades do consumidor brasileiro.
Entretanto, a valorização recebida na comercialização dos produtos está totalmente descolada e segue insuficiente para fazer frente aos expressivos aumentos verificados na aquisição das matérias-primas básicas utilizadas na alimentação do plantel.
Assim, no acumulado de outubro, enquanto o frango ao produtor obteve aumento próximo de 30% na comparação com outubro do ano passado, a caixa de ovos não chegou a 14%. Por outro lado, o milho obteve aumento superior a 60% enquanto o farelo de soja atingiu quase 90%. Quem melhor acompanhou o índice de valorização dos grãos foi o boi e o suíno vivos.
O último preço recebido pelos produtos mostra um crescimento já próximo de 70% no milho e de quase 100% no farelo de soja. A caixa de ovos, por sua vez, permanece como o pior índice de evolução de todos os produtos analisados e causando grande ônus aos avicultores de postura comercial.
0 comentário
Custo de produção do frango sobe no Paraná e do suíno recua em Santa Catarina em junho
Ovos/Cepea: Menor demanda aproxima preços de ovos brancos e vermelhos
Suíno/Cepea: Poder de compra do suinocultor paulista recua
Condenações de carcaça na avicultura podem gerar prejuízos de até R$3 bi/ano ao setor
Ovos/Cepea: Novamente impulsionados pelo mercado chileno, embarques são recordes
Frango/Cepea: Mesmo com desafios geopolíticos, exportações são recordes no 1º semestre