CADECs de todo o RS se reúnem em videoconferência

Publicado em 27/10/2020 11:44

Por meio de plataformas de videoconferência, cada vez mais comuns nas discussões do setor agrícola, foi possível reunir no dia 23 de setembro a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – ACSURS, a Associação Brasileira de Criadores de Suínos – ABCS, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e os membros das Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração – CADECs de diferentes regiões do estado de forma on-line.

A videoconferência teve como tema principal a viabilização da contratação de um técnico para a orientação das CADECs gaúchas, com o objetivo de melhorar o atendimento e o acompanhamento dos suinocultores por meio de um profissional qualificado na área.

O presidente da ACSURS, Valdecir Luis Folador, destacou na reunião a necessidade de realizar discussões com este tema e ter a participação de profissionais qualificados incluídos no processo. “Precisamos de um apoio para a construção de estratégias em cima da nossa realidade. Ou aprofundamos ou não vamos avançar e nem evoluímos”, frisa.

Também presente, o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, complementou que a Lei da Integração deve ser evidenciada e utilizada nas negociações entre os suinocultores e as integradoras. “Agregar profissionais especializados é uma boa estratégia para auxiliar nos interesses diários dos suinocultores”, finaliza.

A iniciativa que tem o Rio Grande do Sul como um dos estados pioneiros na implementação será custeada pela ACSURS e contará com o apoio da ABCS.

Equilíbrio
O presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Iuri Pinheiro Machado, que dará suporte na iniciativa, diz que as ações devem ser baseadas na justiça e no equilíbrio com critérios econômicos básicos e técnicos.

“O suinocultor terá todo o suporte e precisará passar as informações para que tudo seja realizado da melhor forma e que mostre a realidade atual. Apesar do suporte, o suinocultor deverá ser o interlocutor das discussões”, afirmou Machado.
Folador acrescentou que é preciso profissionalizar da porteira para fora, e discutir economicamente os assuntos relacionados à profissão. “Da porteira para dentro nós já somos profissionais, mas temos que olhar para fora também”, finaliza.

Encontro on-line entre entidades e produtores integrados oportunizou a troca de ideias

A CADEC


Criada a partir da Lei 13.288/2016, sancionada no dia 16 de maio de 2016, que também institui mecanismos de transparência na relação contratual, a Cadec é uma comissão formada por representantes dos produtores integrados para discutir ou alinhar questões de trabalho com representantes da integradora. Um dos objetivos das Comissões é promover a transparência na relação contratual entre o produtor e agroindústria.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ACSURS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário