Frango vivo x boi em pé: a mais baixa relação de preços de todos os tempos

Publicado em 28/10/2020 08:45

Analisada a relação de preços do frango vivo com o boi em pé em quase duas décadas, a constatação é a de que o pior resultado para o frango vivo está sendo registrado agora, no corrente exercício.

Os dados referentes a 2020 são preliminares, mas não devem sofrer grandes alterações até 31 de dezembro, visto faltarem apenas 10 semanas para o encerramento do ano. E o fato é que, até aqui, o valor alcançado pelo frango vivo vem correspondendo a cerca de 24% do valor do boi em pé (arroba convertida em quilo), com pico de 26% E um mínimo de 21,5% (boi a R$202/arroba; frango a R$2,90/kg em abril/20).

As excepcionais situações de mercado observadas em 2020 ajudam a explicar porque essa relação se encontra no “fundo do poço”. O interessante, porém, é que a baixa relação de preços do frango para com o boi (ou, vista por outro ângulo, a maior competitividade do frango) não é fato novo, mas histórico.

No período apontado no gráfico - 17 anos transcorridos entre 2004 e 2020 – ela recuou 34%, ou seja, o preço alcançado pelo frango vivo caiu de 36,5% para 24% do preço do boi, à razão de 2% ao ano.

E se a linha de tendência levantada a partir da média não apresenta decréscimo mais incisivo é porque, nesses 17 anos, em três ocasiões - 2007, 2013 e 2019 – a relação de preços entre frango e boi esteve mais favorável ao primeiro. O interessante é que esses eventos se repetiram de seis e seis anos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário