Países da UE abatem dezenas de milhares de aves para travar IA

Publicado em 20/11/2020 08:19

Países europeus enfrentam uma série de surtos de influenza aviária altamente patogênica e que tem obrigado ao abate de dezenas de milhares de galinhas e frangos de corte. As contaminações ocorrem principalmente pelos sorotipos H5N1 e H5N8. 

De acordo com o SputnikNews, o H5N8 foi confirmado em uma granja perto de Rostock, no estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, na Alemanha. Cerca de 4.500 galinhas na granja serão abatidas, mas como a granja está dispersa em vários locais, de acordo com a SputnikNews, o número total de abates pode atingir as 70.000 aves domésticas sacrificadas.

Outros surtos de influenza aviária foram registados na França, na Córsega, na Holanda, no Reino Unido e na Dinamarca. E com tantos casos, os países começaram a tomar providências mais incisivas para conter a disseminação.

A Holanda ordenou o abate de 48.000 galinhas na terça-feira passada (10), o Reino Unido ordenou sacrificar 12.000 aves domésticas numa granja no noroeste da Inglaterra.

Nesta segunda-feira (16) a Dinamarca determinou o abate de 25.000 aves e suspendeu a exportação de aves e ovos para os países fora da União Europeia por um período de pelo menos três meses.

O risco da doença ser transmitida para o ser humano é considerado baixo, mas devido aos surtos em granjas em diversos países é necessário realizar programas de abate de modo a que a propagação da influenza aviária seja controlada.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Avicultura Industrial

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário