Queda no peso médio, faz potencial de carne de frango aumentar menos de 3% em 2020
Estimando que em outubro passado tenham sido alojados internamente em torno de 600 milhões de pintos de corte, o AviSite projetou para 2020 um abate total (aos 42 dias de idade) de cerca de 6,368 bilhões de cabeças de frango, volume quase 5% superior ao de 2019.
Tal resultado, à primeira vista, deveria redundar em um aumento similar na produção de carne de frango. Mas os dados do IBGE relativos aos nove primeiros meses do ano apontaram que, durante todo esse período, os abates realizados em abatedouros inspecionados redundaram em um peso médio por cabeça abatida inferior ao do mesmo mês do ano passado. Com isso, o peso médio do ano tende a retroceder em torno de 2% e, pela primeira vez desde 2017, deve ficar aquém dos 2,3 kg/cabeça.
O efeito disso na produção de carne de frango é um volume 2,75% maior que o de 2019. Naturalmente, porém, o volume efetivo deve ficar aquém do projetado, sobretudo porque parte do plantel alojado é abatida antes dos 42 dias de idade.
0 comentário
Preços dos suínos em São Paulo mantêm estabilidade por 12 semanas; expectativa de aquecimento no mercado na próxima semana
Ovos/Cepea: Produção desacelera, mas cotações seguem enfraquecidas
Produtores de suínos de MT discutem custos da ração, exportações recordes e consumo interno
Frango/Cepea: Disponibilidade cai para níveis pré-gripe aviária; preços sobem
Apesar de oferta excedente, suinocultura independente mantém estabilidade nas cotações
Aumento da gripe aviária na Europa ocorre com recorde de casos de aves selvagens, diz EFSA