Confusão no parlamento de Taiwan sobre importação de carne suína dos EUA

Publicado em 27/11/2020 09:44

LOGO REUTERS

Legisladores do principal partido de oposição de Taiwan, Kuomintang (KMT), jogaram tripas de porco e trocaram socos com outros legisladores no parlamento na sexta-feira, enquanto tentavam impedir o premiê de responder a perguntas, em uma disputa acirrada para facilitar as importações de carne suína dos EUA.

O presidente Tsai Ing-wen anunciou em agosto que o governo iria, a partir de 1º de janeiro, permitir a importação de carne suína dos EUA contendo ractopamina, um aditivo que aumenta a magreza, mas é proibido na União Europeia e na China, assim como carne bovina dos EUA há mais de 30 meses velho.

Embora bem-vindo em Washington e removendo um obstáculo a um acordo de livre comércio dos EUA para Taiwan, há muito procurado, o KMT se opôs fortemente à decisão, explorando a preocupação pública sobre a segurança alimentar após vários escândalos de alto perfil nos últimos anos.

Desde que a última sessão do parlamento começou em meados de setembro, o KMT protestou contra a decisão do suíno, impedindo o premiê Su Tseng-chang de entregar relatórios regulares e responder a perguntas ocupando o pódio onde fala.

Farto da paralisia, o Partido Democrático Progressivo (DPP), no poder, decidiu que garantiria que Su pudesse falar na sexta-feira e formou uma barreira protetora em torno dele enquanto ele entrava, enquanto os legisladores do KMT sopravam apitos, seguravam faixas e soavam buzinas de ar.

Quando Su começou a falar, os legisladores do KMT jogaram baldes de tripas de porco em seu caminho, e alguns trocaram golpes, com um encontro curto, mas cruel, entre um grupo de legisladores do KMT e Chen Po-wei do pequeno Partido da Construção do Estado de Taiwan.

Su logo se retirou, mas depois voltou para tentar responder às perguntas, suas palavras abafadas pelos legisladores do KMT.

O DPP condenou os protestos, afirmando em comunicado que atirar tripas de porco era um desperdício de comida que “fedia” o chão do parlamento e era “nojento”, apelando ao regresso ao debate racional.

O KMT diz que a decisão suína foi precipitada e é uma ameaça à saúde, as acusações que o DPP nega.

“Para proteger a saúde das pessoas e proteger os resultados financeiros da segurança alimentar, o partido da oposição não pode deixar de resistir”, disse o KMT sobre o protesto de sexta-feira.

Taiwan é uma democracia turbulenta e combates não são incomuns no parlamento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário