Ovo x Milho: produtor de ovos melhora seu poder de compra no mês de novembro

Publicado em 03/12/2020 08:16

Em novembro o preço médio recebido pelo produtor de ovos na comercialização da caixa de ovos brancos apresentou valorizações de 17,4% sobre outubro último e de quase 40% na comparação com novembro do ano passado. A saca de milho, por sua vez, obteve alta de quase 10% na comparação mensal e de expressivos 76,9% em relação ao mesmo período de 2019.

Com índice de valorização mensal um pouco mais relevante na comercialização da caixa de ovos a relação de troca entre os produtos foi mais favorável aos avicultores que melhoraram seu poder de compra em relação a outubro.

Assim, enquanto em outubro foram necessárias 16,5 caixas de ovos para adquirir uma tonelada do grão, em novembro essa quantidade caiu para 15,4 caixas, significando melhora de 7% no poder de compra do produtor de ovos. Entretanto, a perda atinge 21% na comparação com o mesmo período do ano passado quando foram necessárias apenas 12,1 caixas para adquirir o mesmo volume de milho.

Já na comparação com a média histórica de novembro dos últimos 10 anos quando a relação de troca atingiu cerca de 12,3 caixas, a perda na capacidade de aquisição do grão alcançou 20%.

Por ora, os preços praticados por ambos os produtos neste início de dezembro apontam uma relação de troca próxima de 14 caixas, o que significa nova melhora mensal no poder de compra do produtor de ovos, porém, ainda bem distante dos alcançados no ano passado e na média histórica.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
OvoSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário