Em meio à pandemia, pedidos disparam para robô do Brasil que alimenta porcos tocando música clássica

Publicado em 04/12/2020 08:49

LOGO REUTERS

As encomendas de um robô alimentador de porcos brasileiro, que toca música clássica enquanto distribui as refeições, dispararam este ano, enquanto os agricultores se esforçavam para cortar custos em meio à pandemia do COVID-19.

A Roboagro, empresa privada que vende o robô, disse em um comunicado enviado à Reuters na quinta-feira que os pedidos aumentaram em média 400%, para 60 unidades por mês.

A máquina utiliza comedouros lineares que permitem aos animais, que são divididos em currais, receberem a quantidade exata de ração necessária para cada refeição. Enquanto funciona, ele toca música clássica, que a empresa afirma atenuar o estresse animal.

O diretor da Roboagro, Giovani Molin, disse no comunicado que o robô reduz a presença de humanos nas fazendas de suínos e gera dados que ajudam a melhorar o gerenciamento geral do rebanho.

A ração responde por até 75% dos custos de produção de suínos, e cada centavo conta em meio a um aumento acentuado nos preços dos grãos devido à demanda aquecida.

Segundo Roboagro, os produtores que utilizam a tecnologia podem melhorar a conversão alimentar dos suínos, aumentando a qualidade dos animais. O robô pode economizar cerca de 40.000 reais ($ 7.792) por ano por lote de 1.000 animais, diz ele, um cálculo que não inclui os custos de mão de obra.

A Roboagro diz que seu robô está em uso em cerca de 500 fazendas no Brasil, incluindo fornecedores de grandes processadores como JBS SA e BRF SA, que enfrentaram surtos de COVID-19 em suas instalações.

O Brasil, produtor de proteína gigante, impulsionou em 40% o volume das exportações de carne suína nos primeiros 10 meses do ano. Esse comércio gerou US $ 1,87 bilhão em receita, um aumento de quase 50% com a forte demanda chinesa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário