Os 30 principais destinos da carne de frango brasileira em 2020

Publicado em 25/01/2021 09:37

Ao analisar-se o quadro dos principais importadores da carne de frango brasileira no ano que passou, uma das primeiras constatações é a de que, salvo apenas uma exceção, permanece o mesmo de 2019. Ou seja: o único “novato” entre os 30 primeiros importadores é Gana, que em 2019 se colocou na 37ª posição e agora ocupa o espaço do Afeganistão (agora, na 40ª posição).

Outra constatação é a de que, a despeito de todas as dificuldades surgidas com a pandemia (muitas das quais ainda não foram equacionadas), os 30 primeiros importadores absorveram praticamente o mesmo volume de 2019 (redução de 0,7%, cerca de 50 mil toneladas a menos). E isso quer dizer que a retração enfrentada em alguns países foi contrabalançada com a colocação do produto em outros países.

Também chama a atenção o fato de a maioria dos integrantes desse ranking ter permanecido mais ou menos na mesma posição de 2019, sem grandes variações (os 7 primeiros do rol, por exemplo, são os mesmos do ano anterior). E, neste caso, também ocorreu uma única exceção mais gritante: a do México, dois anos atrás o 12º maior importador da carne de frango brasileira e agora, numa longínqua 29ª posição.

A tendência, aqui, é a de que o México saia desse rol. Como, aliás, – mas por razões muito diferentes – ocorreu com a Venezuela. Quinto principal mercado da carne de frango do Brasil uma década atrás, a Venezuela encerrou 2020 ocupando a 70ª posição do ranking.

Enfim, o quadro abaixo permite muitas análises e, praticamente, concentra quase toda a exportação brasileira de carne de frango, pois corresponde a quase 93% do volume total exportado pelo País em 2020.

Ele também indica que no ano passado o produto brasileiro atingiu, além dos 30 nomeados, outros 140 países, seis a mais que em 2019. Mas esse acréscimo no número de importadores não impediu um recuo de quase 7% no volume exportado para o grupo.

Os 30 principais destinos da carne de frango brasileira em 2020 avisite frango aves avicultura exportação

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário