República Tcheca fecha mercado e determina confinamento de aves devido à gripe aviária

O Ministério da Agricultura tcheco fechou na terça-feira os mercados de aves e exposições e proibiu os fazendeiros de manter os bandos de aves do lado de fora após a detecção de novos casos de gripe aviária no sul do país.
Veterinários confirmaram a gripe aviária H5N8 em sete patos e cisnes selvagens perto da cidade de Ceske Budejovice e no distrito de Pisek, ao sul de Praga, somando-se aos casos anteriores em cisnes selvagens e em um rebanho de aves domésticas detectado na semana passada.
O ministério disse que também está colocando limites na movimentação de aves e na venda de aves de grandes fazendas registradas para pequenos criadores.
A proibição de manter bandos de fora se aplica a bandos registrados de maior porte. O ministério exortou todos os tratadores a se certificarem de que os bandos não entrem em contato com pássaros selvagens.
A gripe H5N8 é letal para as aves, mas não é conhecida por ser transmissível aos humanos. Tem se espalhado rapidamente na Europa, colocando a indústria avícola em alerta depois que surtos anteriores levaram ao abate de dezenas de milhões de aves.
0 comentário
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa
Mercado do frango inicia dezembro com boas perspectivas, mas poder de compra do produtor cai
Suínos/Cepea: Vivo segue na casa dos R$ 8/kg
Brasil pode ampliar exportações de carne de frango em 0,5% em 2025 após reversão de embargos, diz ABPA