Abates de frango no RS se mantiveram 'estáveis' em 2020, mas exportações aumentaram 15,8%

Publicado em 26/01/2021 16:17
Dados da Asgav apontam também a redução na demanda interna e perda de competitividade do produto gaúcho

LOGO nalogo

Nesta terça-feira (26), a Organização Avícola do Estado do Rio Grande do Sul e suas entidades membros, Asgav e Sipargs, apresentam números finais do ano de 2020. O número de aves abatidas no ano chegou a 824,5 milhões, resultado próximo às estimativas iniciais, que projetavam 825,4 milhões de aves abatidas. Com a consolidação dos números, a Asgav aponta aumento de 0,5% nos abates em 2020, no comparativo com 2019.

O abate sob Inspeção Federal correspondeu a 91,37% do abate total, os abates sob Inspeção Estadual e Sisbi 8,32% e os abates municipais com uma participação de 0,31% do abate total do Estado.

Segundo os dados de acompanhamento do fluxo comercial da avicultura do Estado que a Asgav desenvolve de acordo com o histórico e perfil de atuação da indústria local, as vendas da indústrial local para o mercado gaúcho correspondem em torno de 30,6 % das vendas totais, 28,9% para outros Estados e 40,4% para exportações.

No mercado interno do Estado foram comercializadas aproximadamente 514,6 mil toneladas, um recuo de 0,4% sobre 2019. Para outros estados foram negociadas em torno de 486 mil toneladas registrando um recuo de 4,7% comparando com 2019.

De acordo com comunicado da Asgav, o presidente da entidade, José Eduardo dos Santos, comenta que até 2019 avicultura do Estado vinha recuperando o mercado doméstico e ampliando participação em outros estados. "No entanto, com as consequências da pandemia e outros fatores como custos elevados e crescente entrada de produtos avícolas de outros estados no RS a competitividade do setor avícola local foi afetada".

Santos explica que o distúrbio na cotação de milho e soja, consequência de diversos fatores negativos ocorridos em 2020, como duas estiagens, pandemia e retração na oferta de grãos, devem mudar o comportamento do setor em relação à plataforma de produção no que se refere a custos e equilíbrio comercial. 

"As compras futuras deverão se intensificar, a pressão por mecanismos de flexibilização de importação de grãos também será pauta permanente dos setores de proteína animal".

MERCADO EXTERNO

No caso das exportações de carne de aves, o valor contabilizado superou as expectativas. A Asgav apresenta o número fornecido pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) de 678 mil toneladas embarcadas pelo Rio Grande do Sul, contra 671 mil toneladas previstas anteriormente pela Asgav. O dado consolidado pela ABPA representa um avanço de 15,8% em relação ao volume embarcado pelo Estado em 2019.

Entretanto, o valor arrecadado com as exportações da proteína avícola foram menores do que o projetado, fechando 2020 com US$ 912 milhões de dólares, contra uma expectativa prévia de US$ 920 milhões de dólares.

No mercado interno do Estado foram comercializadas aproximadamente 514,6 mil toneladas, um recuo de 0,4% sobre 2019.Para outros estados foram negociadas em torno de 486 mil toneladas registrando um recuo de 4,7% comparando com 2019.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário