USDA: tendências, em 2021, das exportações mundiais de carne de frango

Publicado em 28/01/2021 08:33

Em sua mais recente avaliação sobre as tendências mundiais de exportação de carne de frango em 2021, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) reviu para baixo projeção anterior, feita em outubro de 2019, quando estimou exportações de 12,185 milhões de toneladas para este ano. Agora o órgão prevê que ficarão em 12,118 milhões de toneladas.

Nesta nova avaliação, o USDA também atualizou os dados para 2020, o que implicou em redução das exportações não só da União Europeia, China e Tailândia (já prevista em projeção anterior, mas também do Brasil, cujo volume exportado retrocedeu, pelo USDA, 1,34% em relação a 2019.

Juntos, esses quatro exportadores reduziram o volume embarcado no ano em quase 3%. Mas essa queda, conforme o órgão da Agricultura norte-americana, foi minimizada pelo aumento de 4% nas exportações dos EUA. Daí, inclusive, o total anual ter aumentado pouco mais de meio por cento.

Já para o corrente exercício, o USDA prevê estabilidade para os EUA (redução anual de 0,12%) e queda de volume (de mais de 1,7%) para a União Europeia. Ou seja: Brasil, Tailândia e China tendem a aumento. De, respectivamente, 4,26%, 4,09% e 5%.

Se alcançar o volume ora apontado, o Brasil, líder nas exportações mundiais de carne de frango, retornará à posição de dois anos atrás, respondendo por pouco mais de 32% do total mundial. Em 2020 essa participação recuou para 31,55% do total.

Sempre é bom lembrar que em suas estatísticas o USDA desconsidera o comércio internacional de pés/patas de frango. Assim, considerados esses itens, os números efetivos são maiores que os indicados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário